tag:blogger.com,1999:blog-2792354095881604759.post3962300069572073322..comments2022-04-08T17:05:34.150-07:00Comments on Teorias da Justiça: 10. TEMA 7 - LIBERALISMO E PROJETO ILUMINISTAProf. Luis A. Pelusohttp://www.blogger.com/profile/12938423398874490611noreply@blogger.comBlogger177125tag:blogger.com,1999:blog-2792354095881604759.post-58362802403642485762013-10-22T05:17:01.190-07:002013-10-22T05:17:01.190-07:00Macintyre propunha o retorno da tradição segundo a...Macintyre propunha o retorno da tradição segundo as preposições de<br />Aristóteles e São Tomás de Aquino. No fim da idade média a religião era<br />mais importante que a filosofia na elaboração das ações humanas, as<br />pessoas não tinham liberdade tampouco autoridade moral em suas ações. As concepções de verdade e racionalidade das tradições são contrarias as<br />cartesianas e engelinas, para ele o iluminismo fracassou e faz-se , necessário retornar as tradições, porque toda tradição racional,como<br />tal, começa com a contingencia e a positividade de um conjunto de<br />crenças assim a racionalidade da tradição e inevitavelmente anti<br />cartesiana. A justificativa racional realizada pelas tradições será ao<br />mesmo tempo dialética e histórica, cada tradição buscará alcançar um<br />lugar e no fim haverá um conjunto de histórias rivais e independentes. As questões levantadas pelo autor questionando o que ele<br />considera o fracasso normativo do iluminismo alegando preposições<br />racionalistas , ao meu ver não se sustentam e também o autor não<br />demostra como se daria este retorno as tradições e a ética<br />aristotélica. tampouco parece-me convincente em comprovar os benefícios<br />que este retorno a estas concepções seria construtivas. Ao meu ver, o<br />autor parece muito mais preocupado em questionar os supostos malefícios<br />do Iluminismo do que em comprovar em que ponto este possível retorno as<br />tradições seria viável e positivo.<br /><br />Josias Adão.Marianehttps://www.blogger.com/profile/01166692780056833769noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2792354095881604759.post-15062547842279222332013-10-21T15:29:19.554-07:002013-10-21T15:29:19.554-07:00Como podemos perceber, a principal proposta de Mac...Como podemos perceber, a principal proposta de MacIntyre, é retomar a discussão e o arcabouço de investigações propostas no iluminismo, sendo que tais não foram finalizadas. Assim, determina como sendo a justiça nas sociedades liberais uma dessas discussões. Assim, como toda a forma de investigação, segundo o autor, abandonou a racionalidade prática, ele se propões a expor esta fraqueza do debate, e firma que a racionalidade ainda é o ponto por onde o hmem pode obter respostas para a questão da justiça. Ou seja, o idealismo e a busca pela justiça universal são pontos a priori de sua teoria. Buscando até mesmo na tradição antiga, através de Aristóteles , uma forma de racionalizar o debate.Guilherme Medeiroshttps://www.blogger.com/profile/04728262218508680035noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2792354095881604759.post-69533541338875437452013-10-21T07:49:54.422-07:002013-10-21T07:49:54.422-07:00[ATRASADO]
Alasdair MacIntyre apresenta um conceit...[ATRASADO]<br />Alasdair MacIntyre apresenta um conceito comunitarista, e retoma os valores Aristotélicos que São Thomas de Aquino escreveu no Renascimento.<br /><br />Ele da apenas dois recursos para se recorrer caso você queria uma explicação mais profunda: racionalidade como argumentação formal, e racionalidade pautada em tradições.<br />A racionalidade que seria a melhor condição de justiça, seria aquela vinda do consenso, da coletividade de uma comunidade baseada na tradição. MacIntyre coloca esse como um ponto necessário para que haja uma prática mais comum da racionalidade.<br /><br />Ao criticar a sociedade liberal, ele tenta mostrar que a forma como discutimos justiça, liberdade e como vemos o mundo pela ótica liberal, não está levando a lugar nenhum, apenas discussões que não tem fim, mas apesar de ele mostrar o grande problema das discussões liberais, ele não propõe realmente como mudar esse quadro e realmente serem mais práticos.<br /><br />Rafael de Souza Cabral<br />RA: 21072412Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/02042694254138003275noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2792354095881604759.post-88799472720870497962013-10-20T23:56:15.289-07:002013-10-20T23:56:15.289-07:00Comunitarista, o autor foi um crítico ferrenho ao ...Comunitarista, o autor foi um crítico ferrenho ao iluminismo moderno e ao individualismo pregado pelas vertentes liberais. Alasdair MacIntyre socorre os preceitos apresentados por Aristóteles acerca da ética das virtudes, pois aborda as questões morais presentes na comunidade e, portanto, não se limita à apenas aos sentimentos individuais.<br /> <br />MacIntyre afirma que os debates providos de embasamento emocional são inválidos, pois ao adotar crenças, os argumentos fugiriam do âmbito racional, de forma a deixar questão discutida incomensurável, na qual nenhuma das partes envolvidas abriria mão de suas convicções. Além disso, argumentos que se sustentam à base de sentimentos são mutáveis e, deste modo, são incapazes de alicerçar um debate moral. Deste modo, as discussões se tornam apenas um mero jogo de convencimento, o qual consiste apenas em persuadir a outra parte de que seu ponto de vista é melhor.<br />Portanto, segundo MacIntyre, o debate deveria ser pautado em um ideal fixo baseado na racionalidade humana. Logo, o autor insere o conceito de “Racionalidade das Tradições”, o qual leva em conta as tradições, os valores, o contexto e a singularidade de cada comunidade. Ao embasar-se nas tradições e não nos sentimentos, os valores tornam-se imutáveis e, portanto, passíveis de debates, pois desta forma existe a possibilidade de um diálogo entre comunidades sem que haja sobreposição e imposição da tradição de um povo sobre o outro.<br /><br />Matheus de Almeida Rodrigues - 21039712Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2792354095881604759.post-48253994209852332962013-10-20T20:52:20.067-07:002013-10-20T20:52:20.067-07:00São variados os conceitos de justiça que, em muito...São variados os conceitos de justiça que, em muitos casos entram em confronto o que faz surgir um debate moral sobre diversas questões. Quando num debate moral cada um dos grupos defende sua tese de acordo com a sua construção social e sua intelectualidade, assim no confronto de ideias cada um apresenta a sua cheia de próprios sentimentos, onde alguns são comuns ao grupo do qual faz parte, e tenta provar a superioridade de seu ideal chegando a um debate incerto, que muitas vezes retoma a dialética erística.<br />Já MacIntyre apresenta uma posição inversa a este debate. Para o autor, o debate moral deve acontecer no âmbito da racionalidade e da objetividade. Assim o grupo que possui indivíduos com características similares, pode iniciar um debate com outro grupo e a partir desse confronto de ideias racional, que deixa de lado a vaidade de mostrar a superioridade de seu ideal, pode se chegar a uma concordância. Logo, a construção de uma moral começa de um debate racional entre pequenos grupos, estes construem argumentos racionais buscando pontos que coincidem entre eles para que haja um consenso, partindo assim do ‘pequeno’ para algo maior.<br /><br />Gabriela Petherson<br />21035812Gabriela Pethersonhttps://www.blogger.com/profile/00360042709641864535noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2792354095881604759.post-34538156547015640342013-10-20T18:51:15.273-07:002013-10-20T18:51:15.273-07:00MacIntyre, originalmente um filósofo afeito ao mod...MacIntyre, originalmente um filósofo afeito ao modo de raciocínio da tradição analítica anglo-saxã, passa a reconhecer a importância dos aspectos hermenêuticos das questões éticas influenciado pela leitura de Kuhn.<br />A filosofia posterior de MacIntyre é, essencialmente, uma adaptação da noção kuhniana de paradigma, substituída pela noção de "tradição moral". Assim, MacIntyre observa que a específica tradição moral vigente hoje no ocidente (oriunda do iluminismo e de suas propensões cientificistas) revela-se atualmente em crise, -- isto é: revela-se sistematicamente incapaz de lidar com as questões e dificuldades morais que se põem ao homem ocidental.<br />Isso se deveria, segundo minha leitura de MacIntyre, sobretudo ao fato de que essa tradição iluminista, por se pretender universal e fundada numa racionalidade neutra e científica, seria incapaz de reconhecer a si mesma como tradição (no que MacIntyre se aproxima muito de Taylor). Como solução para essas dificuldades, MacIntyre propõe a recuperação de outra tradição moral ocidental -- a tradição aristotélico-tomista, cuja moralidade se funda epistemologicamente na noção de virtudes intrinsecamente contextuais, em oposição às normas pretensamente universais da tradição iluminista.Pedro Henrique Carrasqueirahttps://www.blogger.com/profile/06722028141636946411noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2792354095881604759.post-49648563606806773412013-10-20T17:51:50.347-07:002013-10-20T17:51:50.347-07:00MacIntyre compreende a função daquilo que se enten...MacIntyre compreende a função daquilo que se entende por "justiça" nas sociedades liberais, de antemão, por meio de um debate não finalizado acerca das concepções elaboradas acerca daquilo que é tido como "justo". Essas concepções, por sua vez, são resultado de formas contrárias, incompatíveis (e, portanto, em alguma medida incomparáveis, a rigor) da racionalidade prática.<br /><br />O autor, contudo, não abandona o debate sem deixar respostas acerca do processo pelo qual obter-se-á um maior grau de justiça e tampouco rejeita a racionalidade como meio pelo qual as respostas a respeito daquilo que é "justo", "bom" ou "desejável".<br /><br />Alasdair MacIntyre propõe a obtenção da concepção ideal de justiça viabilizada pela racionalidade e pela tradição. Seu ponto de vista é sustentado pela tradição aristotélica, à qual almeja a reformulação com o objetivo de racionalizar a conduta humana para melhor compreendê-la.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/04433720070282693350noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2792354095881604759.post-37484284442495507262013-10-20T14:32:50.280-07:002013-10-20T14:32:50.280-07:00Atrasado devido a motivo explicado ao professor (a...Atrasado devido a motivo explicado ao professor (assalto)Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/00690782144562140527noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2792354095881604759.post-12213866622378524022013-10-20T14:32:01.211-07:002013-10-20T14:32:01.211-07:00Macintyre trabalhou a ideia de que a racionalidade...Macintyre trabalhou a ideia de que a racionalidade do ser humano está inserida no contexto de uma tradição e são nessas diferentes tradições que o indivíduo constrói seu senso moral e seu modo de viver. A partir dai o autor mostra que, diferente do que Rawls pensava, não devemos partir do indivíduo numa "posição original e sob um "véu de ignorância" para depois descobrir o interesse geral. Para Macintyre esse tipo de análise não é válido pois ao elaborarmos as normas de uma comunidade devemos levar em conta seu contexto histórico. É nesse ponto que entra sua crítica ao iluminismo pois mesmo que ele concorde com a ideia de que a racionalidade é o ponto chave para a criação de normas justas, para ele, o iluminismo esqueceu de que a racionalidade só existe perante uma tradição, é nela que os cidadãos irão compor suas concepções de virtudes, valores e senso moral. <br />Portanto para a criações das normas, tendo em vista que a racionalidade tem um caráter coletivo, é necessário um debate moral onde os sentimentos e o lado emotivo de cada um não deve estar presente e sim a razão. Porém deve se ressaltar que o debate só se torna válido quando todos pertencem a uma mesma comunidade pois esses indivíduos estão inseridos num mesmo contexto histórico.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/00690782144562140527noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2792354095881604759.post-34753352980163453532013-10-20T13:20:30.608-07:002013-10-20T13:20:30.608-07:00[atrasado]
MacIntyre desenvolve críticas pesadas ...[atrasado]<br /><br />MacIntyre desenvolve críticas pesadas aos modelos decorrentes dos pensamentos liberal e iluminista, propondo um retorno às tradições morais e políticas aristotélicas. <br /><br />Inicialmente, destaca que há diferentes formas de abordar a justiça; os indivíduos têm concepções diferentes acerca da Justiça dado que os contextos em que cada um deles vive são diferentes - podemos enxergar aqui seu caráter comunitarista. Essas diferenciações devem ser consideradas para a construção dos ideais de Justiça e para a tomada de decisões dos indivíduos. Daqui parte sua crítica, também forte, à teoria proposta por Rawls. Para MacIntyre, o indivíduo não pode fazer escolhas destituído de suas concepções morais, de seu contexto social, seus costumes e tradições.<br /><br />Outra crítica à Rawls pode ser observada quando o autor alega que as discussões morais baseadas nas emoções (ou seja, no senso moral) não são válidas, pois o debate de fato não existe, visto que elas tornam-se disputas de imposições, nas quais a emoção prevalece. Rawls defendia que cada um de nós possui um senso de justiça, anterior à nossa própria existência em sociedade, onde o diálogo na posição original se sustentaria. <br /><br />Assim, MacIntyre propõe um novo modelo de racionalidade baseada nos clássicos, especialmente na tradição aristotélica, a qual enxerga as questões morais e seu tratamento como parte de uma tradição da comunidade. Seriam realizados debates racionais em pequenas comunidades que compartilhassem do mesmo objetivo de compreender diferentes interpretações da justiça e relacioná-las, levando em conta suas tradições. Dessa forma, a racionalidade assumiria um caráter social, partindo do coletivo. <br /><br />Danielle Bello<br />RA: 21022112Danielle Bellohttps://www.blogger.com/profile/06232847404371419501noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2792354095881604759.post-33435407001763347252013-10-20T09:25:45.320-07:002013-10-20T09:25:45.320-07:00Lívia Maria Cianciulli
21012612
ATRASADO!!!!
A...Lívia Maria Cianciulli<br />21012612<br /><br />ATRASADO!!!!<br /><br /><br /><br />A esperança no consenso moral das sociedades ditas pluralistas é vã dadas as inexoráveis discordâncias culturais. Esse tipo de debate dialoga de forma muito semelhante aos debates de cunho moral e político. A concordância entre as partes conflitantes seria um mero acordo, uma troca de favores, e não uma compreensão mutua e plena das adversidades alheias. A sociedade contemporânea é fruto desse sistema que procurava quitar as discordâncias acerca da moralidade através de um sistema racional que se propunha atemporal e amplo o bastante para solver essas arestas. Segundo Macyntire, fracassou. <br />O autor propõe uma retomada ao conhecimento aristotélico, no qual a proposição chave é a de que a Racionalidade deve ser sábia e não técnica. Essa racionalidade proposta pelo autor é mais coletiva do que individual sendo que as comunidades que criam suas sabedorias, indo além de critérios formais, sendo esta sábia na medida em que traduz as especificidades das comunidades. O mundo liberal teria apostado em modelos de racionalidade presos a sistemas de valores que não refletem as sociedades, modelos que tornaram a propria sociedade inconsistente por romper com a natureza humana. Natureza esta que, segundo aristoteles, tem os fins e virtudes como a excelência de caráter que permitem ao ser humano realizar seus próprias ambições usando suas virtudes como instrumento e fim em si mesmas. <br />Seria necessário construir Verdades Absolutas a fim de quitar os relativismos da genero Humano, quitar a atomização do Ser Humano. Segundo o autor, em linhas gerais, a solução seria uma nova interpretação da Vida, sem abandonar o mundo Liberal e recuperando uma Etica de virtudes. Na sociedade moderna é possível ser verdadeiro sem ser justo ao se afirmar racionalmene attitudes. Em sociedades comunitaristas, opostamente ao que se ve nas Liberais, o Bem age sobre o Justo.<br />Quando critica a teoria liberal, Macyntire aponta para sua maior falha: a desconsideração da comunidade na formação e vida dos indivíduos. <br />Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/17502893748146581434noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2792354095881604759.post-52964169752105327362013-10-19T20:47:55.641-07:002013-10-19T20:47:55.641-07:00Alasdair Macintyre é um filósofo comunitarista crí...Alasdair Macintyre é um filósofo comunitarista crítico do modelo liberal existente na sociedade atualmente. Para ele, o mundo contemporâneo está “marcado por discordâncias morais profundas”, que acabam por criar “debates intermináveis” e torna possível que, na sociedade atual, uma pessoa seja racional e injusta ao mesmo tempo.<br /><br />Luiz Bernardo Leite Araújo, ao falar sobre a visão que Macintyre possui da modernidade, escreve: “A filosofia moral ‘reflete com tamanha fidelidade os debates e as discordâncias da cultura que suas controvérsias revelam-se tão insolúveis quanto os próprios debates políticos e morais’, tornando vã a esperança de consenso moral nas sociedades ditas pluralistas. Elas são dominadas por um conflito endêmico resultante do fracasso de um projeto que pretendia estabelecer um conceito de racionalidade independente do contexto histórico e social e de qualquer compreensão finalista da natureza humana. (...) Incapaz de atingir um consenso racional, de resolver seus conflitos no interior do espaço público, a modernidade só pode apelar às regras e aos procedimentos de seu sistema jurídico”<br /><br />Macintyre acredita que a perda da visão Aristotélica sobre a natureza humana e a racionalidade seja a responsável pelos problemas na modernidade, e esta perda resulta em um modelo novo de racionalidade, que seria o emotivismo. Desta forma, ele defende que a melhor estratégia que possuímos para tornarmos novamente racionais nossas atitudes morais é uma reformulação das ideias aristotélicas, e cujos conceitos principais seriam narrativa, prática e tradição.<br />Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/01404433821061566784noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2792354095881604759.post-88774245794846328302013-10-19T18:11:47.599-07:002013-10-19T18:11:47.599-07:00O autor Alasdair M é um autor comunitarista e se b...O autor Alasdair M é um autor comunitarista e se basea muito na critica dos resultados do iluminismo e crítica essa racionalidade e tradição que se dá as sociedade liberais.Primeiro a concepção de racionalidade se é coletiva ou não e também sobre a questão do que é ser moral ou não.Propõe então outro modelo racional, justiça e comportamento que vise o conhecimento aristotelico de outra forma,para ele é fundamental um teoria que de conta das paixões bem como a definição de ser humano visando a ideia da comunidade.É necessário pautar melhor o que são certos fundamentos da racionalidade e etica e também melhor defini-los construindo verdades e conceitos melhor esclarecidos.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/17576082515793981336noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2792354095881604759.post-69288198500348467182013-10-19T16:08:17.210-07:002013-10-19T16:08:17.210-07:00MacIntyre, um autor comunistarista, afirma que no ...MacIntyre, um autor comunistarista, afirma que no início do período moderno, a tradição liberalista das sociedades começou a gerar uma perversão sobre uma forma de como conduzir o pensamento, criticando este projeto liberal ainda que tolerando e supondo a ideia de que poderia haver justiça dentro deste. Porém só tolerando, uma vez que o autor afirma que este projeto deu espaço a criação e estabelecimento de um conceito único sobre princípios morais, transformando debates éticos em expressão de um emotivismo, onde a racionalidade para os modernos se basearia apenas em critérios lógicos de veracidade e todos seus formalismos, constituindo verdades na sociedade, não mais sabedoria. Neste “sistema” os indivíduos poderiam ser racionais e injustos ao mesmo tempo, uma vez que não existem laços entre prática e razão neste projeto.<br /><br />Fora estas críticas e exposições de problemas existentes neste projeto iluminista moderno, MacIntyre nos traz a tona a posição de comunidades no estabelecimento e “criação” da justiça, expondo a existência de diversas conceituações acerca desta, e que, para compreendermos a justiça era necessário justamente estabelecer bases sobre a racionalidade, construindo um modelo racional sábio, não “verídico”, resgatando sentidos as pessoas chegando através de virtudes a essência humana, em uma construção coletiva chegando as virtudes e a justiça, expondo assim a racionalidade das tradições.<br /><br />Com estas colocações, MacIntyre chega a conclusão que esta razão abstrata que é o real problema do projeto liberal, uma vez que a razão deveria sempre estar relacionada também a contextos históricos, uma vez que devemos interpretar e dialogar com diferentes tradições sem ultrapassar e exceder limites de uma com a outra.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/09644677598164845327noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2792354095881604759.post-49650380211202550032013-10-19T15:26:26.680-07:002013-10-19T15:26:26.680-07:00Comunitarista, adepto da filosofia aristotélica, M...Comunitarista, adepto da filosofia aristotélica, MacIntyre é contra a ideia de que se deveria partir do que uma pessoa pensa para chegar ao interesse geral. Ele sugere que ao invés disso, seria melhor um ponto de vista ético teleológico para criar, com normas morais que permitissem uma pessoa a alcançar o bem estar, não apenas individualmete como também em grupo. Essas normas não são apenas meios para se realizar o bem, mas constituem o que é bom.<br />MacIntyre afirma também que devemos abrir mão dos julgamentos subjetivos e de nossos sentimentos ao elaborarmos normas para o bem estar comum porque nossos sentimentos e preferências pessoais podem negar nossa humanidade em comum com os demais, e isso resultaria em rivalidade ideológica ao invés de um ponto de vista comum.<br />Para chegar no que é bom para uma comunidade, devemos levar em conta a tradição da mesma, pois a moral muda de acordo com o contexto histórico, e deve-se partir da análise de comunidades pequenas para se chegar a pontos de vista comuns que revelam interesses gerais, não se pode portanto, levar em conta apenas o indivíduo.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2792354095881604759.post-55516728416408033082013-10-19T15:20:08.363-07:002013-10-19T15:20:08.363-07:00Alasdair Macintyre não concorda com o pensamento i...Alasdair Macintyre não concorda com o pensamento iluminista, pois essa teoria privilegiava o indivíduo e não levava em considerção a sociedade. O autor possui os conceitos de prática, narrativa e tradição. Os indivíduos tinham a tendência de seguir os costumes e tradições de sua sociedade, dessa forma vemos a ligação dos dois e sua ligação a história que muda conforme o tempo. Há a existência de conflitos, pois no mundo há várias tradições diferentes e que estão em constante mudanças.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/07660528670216972744noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2792354095881604759.post-36112186368801646602013-10-19T15:08:35.356-07:002013-10-19T15:08:35.356-07:00Macintyre teve a percepção de que o iluminismo fr...Macintyre teve a percepção de que o iluminismo fracassou em dar uma resposta eficaz à respeito dos inúmeros dilemas morais de uma maneira geral. Muito pelo contrário, segundo o autor, vivemos em uma sociedade contraditória, conflitante a sem consenso, onde o que na realidade se existe um interminável campo de debates provocados por concepções diferentes de justiça.<br />O autor crítica o iluminismo justamente por achar ser ele o causador de tantas contradições, pois nos forneceu a idéia de que a tradição poderia ser substituída pela razão como um princípio fundamental da ética e da política.<br />Deste modo, apresentou uma alternativa para tal problemática estabelecida pelo iluminismo, que seria uma busca por uma racionalidade inserida dentro da tradição, formando assim, um vínculo entre ambas. Macintyre diz ser irracional a direção que seguimos desde o pós iluminismo.<br />Ele defende a idéia de uma pesquisa racional inserida em uma tradição, mas ao mesmo tempo não atribui à toda tradição uma certa racionalidade. <br />Afirma ser toda tradição irracional no que diz respeito à sua estrutura, pois é algo que se passa dde geração à geração por meio de histórias que não foram discutidas e até mesmo debatidas. Mas, não é por conta disto que as tradições são opostas à racionalidade, como defendia o iluminismo, pois elas são responsáveis por fornecer linhas de pensamentos importantíssimos, que eles rejeitaram. Desta maneira, o autor propôs um rebuscamento da racionalidade clássica, a qual afirmou ser extremamente bem formulada e utilizada durante o período renascentista. Para o autor, deveríamos ter tendido a seguir as direções de tal racionalidade, sendo assim, não estaríamos inseridos em um contexto de constante desacordo entre as inúmeras concepções de justiça existentes. <br />Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/17275851273809110630noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2792354095881604759.post-33647751739977754412013-10-18T22:17:27.713-07:002013-10-18T22:17:27.713-07:00Macintyre acusa o liberalismo de pressupor uma inc...Macintyre acusa o liberalismo de pressupor uma incoerente e inatrativa concepção de indivíduo, de ser cometido com uma forma de ceticismo sobre a possibilidade de racionalidade ou objetividade em questões morais, de deturpar e subestimar a importância da vida comunitária para a identidade e integridade do indivíduo e de ser muito menos neutro do que afirma entre concepções concorrentes da “ boa vida” para seres humanos.<br /><br />A forma de “boa vida” não é a mesma para todos os indivíduos, não apenas pelo fato de que diferentes indivíduos vivam em diferentes circunstâncias sociais, mas também porque todos nós abordamos nossas circunstâncias como portadores de uma identidade social particular, afinal, eu sou filha de alguém, pertenço a uma nação, sou membro de uma organização, entre outros aspectos particulares. Assim, há herança do passado da minha família, da minha cidade, da minha tribo, da minha nação, uma variedade de débitos, heranças, legítimas expectativas e obrigações, os quais constituem um dado da vida, meu ponto de partida moral. A ideia não é que alguém não possa se rebelar contra as identidades históricas e/ou sociais , mas sim que, ao fazer isso, está se adotando um modo de reconhecê-las. Não obstante, depois de se rebelar, estará negando o menor particular conjunto de circunstâncias. <br />Um ponto central da herança social será a adesão de uma pessoa ao que MacIntyre chama de tradição, a qual é constituída por um conjunto de práticas, sendo um modo de entendimento de sua importância e valor. É também o meio pelo qual as práticas são moldadas e transmitidas pelas gerações, podendo ser religiosas, morais, econômicas, estéticas ou geográficas. O entendimento comum encorporado em tais tradições não é hegemônico ou estático, pelo contrário, em uma tradição saudável, esse entendimento será tema de constante debate a qualquer momento do tempo. Natália Gregóriohttps://www.blogger.com/profile/14388404088773290404noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2792354095881604759.post-22237363167677095172013-10-17T22:56:37.437-07:002013-10-17T22:56:37.437-07:00Alasdair Macintyre é um crítico à teoria de John R...Alasdair Macintyre é um crítico à teoria de John Rawls, pois enquanto o segundo acredita que os indivíduos devem possuir o mesmo senso moral, aplicado na construção do contrato social, o primeiro acredita que devem ter o mesmo ideal. Ele resgata algumas ideias Aristotélicas, como o conceito de “dever ser” para se alcançar o consenso sobre os princípios de justiça. <br /><br />O autor também defende que os debates morais não devem ser apoiados em sentimentos, uma vez que as discussões se limitariam a uma disputa política sobre quais emoções devem prevalecer sobre as outras (geralmente prevalecendo as do interlocutor), em vez de serem pautadas pela busca da verdade. Para Macintyre, esses debates nunca chegarão a qualquer consenso, uma vez que sentimentos têm medidas diferentes e não são imutáveis. Portanto, a noção individual de moral também muda.<br /><br />Além disso, deve-se considerar os valores de cada comunidade e suas diferentes concepções de racionalidade. O fundamento na ética, na moral e nas tradições, por exemplo, tornam os valores imutáveis, e são eles que devem ser debatidos. Essa concepção retoma os ideias do “dever-ser” de Aristóteles, pois leva em conta que apenas nas práticas sociais as pessoas podem se reconhecer como integrantes de uma comunidade e, dessa forma compreender suas narrativas e valores.<br /><br />Danielle Romana Bandeira Silva<br />RA: 11060011Danielle Bandeirahttps://www.blogger.com/profile/13330105864301118812noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2792354095881604759.post-41721633476216514932013-10-17T18:44:13.431-07:002013-10-17T18:44:13.431-07:00MacIntyre é um autor comunitarista, que levava em ...MacIntyre é um autor comunitarista, que levava em consideração o pensamento de Aristóteles, chamando atenção para a necessidade de introduzir a ética clássica nas virtudes. Mesmo sem cortar os laços com o a escola, MacIntyre foi um crítico do projeto liberal.<br /><br />Os conceitos centrais da teoria da justiça de Alasdair são: prática, narrativa e tradição. O autor vai contra a ideia de Rawls e seus seguidores que partem dos indivíduos e seus interesses para chegar a uma proposição do que seria de interesse geral. Ele critica o projeto iluminista sabendo que o iluminismo busca proposições universais, onde nao se é admitido que existam diferenças entre visões morais, onde a "discussão" não teria fim.<br /><br />Para MacIntyre, a decisão do que é justo deve ir de acordo com a racionalidade. O modo de vida das pessoas deve ser "decidido" de maneira coletiva a partir do modo de viver e da cultura de uma determinada população.<br /><br />A partir deste ponto de vista, MacIntyre afirma que devemos abrir mão dos nossos sentimentos ao criarmos regras para o bem estar social, pois nossas preferências pessoais podem "ir contra" nossa humanidade em comum perante aos outros, o que levaria a uma rivalidade, ao invés de um "bem estar" social.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/13047082281895596143noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2792354095881604759.post-1881654396029004242013-10-17T17:44:58.496-07:002013-10-17T17:44:58.496-07:00A teoria de MacIntyre segue o caminho da justifica...A teoria de MacIntyre segue o caminho da justificativa racional ética de viver a política na modernidade, logo após a idade média. A religião não fundamentava mais a forma de agir dos indivíduos, assim, a filosofia passa a se responsabilizar por essas questões, já que com o fim do projeto Iluminista não existe mais um acordo sobre a natureza humana. Ele conceitua racionalidade como processo histórico, portanto, para ele a racionalidade vai se diferenciar numa comparação entre culturas e sociedades distintas. O que dá o caráter comunitarista de sua teoria.<br />Na visão de MacIntyre o indivíduo não pode ter autonomia no sentido liberal pois o que define sua identidade é o contexto social ao qual vive. Para o autor, a prática e vivência do sujeito com a comunidade dá a ele possibilidade de identificar os bens da sociedade e buscar seus próprios. Com a ética das virtudes, MacIntyre procura unir a vida humana de maneira a possibilitar, a superação de problemas iluministas, da racionalidade pautada em princípios individualistas, compreendendo a tradição da pesquisa racional.<br /><br />Victor Pinho de SouzaVictorpinsouza@gmail.comhttps://www.blogger.com/profile/10648449635490540449noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2792354095881604759.post-21664660409160644632013-10-17T14:59:15.087-07:002013-10-17T14:59:15.087-07:00Alasdair MacIntyre é um comunitarista, sendo assim...Alasdair MacIntyre é um comunitarista, sendo assim, acredita que a comunidade possui mais importância que o indivíduo e que o indivíduo depende da comunidade para ser identificado como tal. A crítica se direciona a visão tradicionalmente liberalista, de ver os indivíduos como seres atomizados dentro da sociedade.<br /><br />Em sua obra, “Whose Justice? Which Racionality?”, o autor faz uma perspectiva histórica sobre os modos como a justiça e a racionalidade foram concebidas. Partindo de Aristóteles – que é o autor que parece mais agradá-lo – e passando pela escolástica (St. Agostinho e São Tomás de Aquino), e por diversos outros autores, como Hume, Hutcheson e Kant, fará toda uma abordagem sobre o modo como eles encaravam aqueles conceitos. Ele dirá que cada um desses autores pertence a uma tradição. Ao fim dessa análise, conclui MacIntyre, que a modernidade trouxe sérios problemas ao modo como as pessoas encaram o mundo.<br /><br />Existe na modernidade uma ‘aceitação de tudo’. A modernidade reduziu a racionalidade à mera opinião. As diferentes tradições e o ‘pluralismo’, pautado na defesa do ser individualizado/atomizado, gera um mal estar, que permite aos indivíduos escolherem o modo de vida que lhes pareça melhor. O grande ponto, porém, é que essa escolha envolve muitas vezes a prática de se aceitar que existam duas ideias opostas sejam tomadas como verdadeiras, uma incoerência do ponto de vista lógico. Mas isso não parece ser um problema para a sociedade moderna – MacIntyre discordará dessa visão.<br /><br />O autor é um crítico da modernidade e afirma que o pluralismo e a transformação da racionalidade em opinião geram distúrbios grandes. Ele permite, por exemplo, que uma pessoa seja racional sem ser justa. Essa irracionalidade da tradição moderna leva MacIntyre a fazer uma retomada de<br /><br />um conceito antigo, proposto em Aristóteles. Para Aristóteles, o homem possui um fim. Esse fim é algo que deve ser realizado, e na opinião do autor, esse algo é o bem. Dessa forma, o fim do homem é o bem. Esse bem, devendo ser realizado, não deve ser pensado como algo a se realizar no fim, como se fosse uma indicação de caminho. Esse fim deve ser realizado durante a vida, através de ações virtuosas, de ações éticas. O homem é virtuoso quando age com virtuosidade.<br /><br />Mas essa virtuosidade só pode ser encarada dentro um contexto social, dentro de um grupo. A virtuosidade implica em ações que afetam o próximo de maneira positiva, e quando o homem realiza esse telos (fim), há uma espécie de harmonização – algo que não parece haver dentro das sociedades modernas. A boa convivência e a felicidade da comunidade, da polis, eis o que uma ética das virtudes pode gerar.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/14736008058560021195noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2792354095881604759.post-78936611839207925622013-10-17T04:48:52.445-07:002013-10-17T04:48:52.445-07:00MacIntyre é um crítico do iluminismo e escreve a o...MacIntyre é um crítico do iluminismo e escreve a obra "Justiça de quem? Qual a racionalidade?". MacIntyre é um autor comunitarista que critica o sistema liberal, mas acredita na ideia que é possível a existência da justiça nesse tipo de sociedade. Para o autor, o liberalismo é uma tradição nas sociedades que durante o período moderno gerou um problema na forma de pensar dos indivíduos.<br />Para o autor, que possuí ideias semelhantes a da escola Aristotélica, temos que voltar a racionalidade da tradição, afirmando que a forma de compreensão acontece nas tradições que fazem parte da razão humana. Em que para compreender as diversas formas de concepção da justiça, é necessária a utilização da razão para que assim não houvesse conflitos. <br />Mas, para MacIntyre a justiça não pode ter origem apenas na razão, tendo que levar em conta a comunidade e as suas implicações para o que se pode ter como justo ou injusto. Para o autor, o iluminismo trouxe a racionalidade como ambição humana, sendo abandonado príncipios fundamentais e tradicionais. <br />Para o MacIntyre, os conceitos de justiça irão variar entre os indivíduos, então ele aponta um modelo racional para a compreensão das diferentes concepções de justiça. Sendo que, os debates que acontecem sem a utilização de argumentos racionais não são válidos, pois não possuem uma racionalidade em sua conclusão, sendo apenas fruto de emoções e coerções, completamente irracional. Porém para o autor, uma mesma pessoa pode ser racional e injusta, devido a sociedade liberal em que foi criada e a forma como a racionalidade é vista depois do iluminismo. <br />Para o autor, para que não haja imposição de culturas, temos que interpretar diferentes tipos de tradições para que se possa compreender os indivíduos que fazem parte de sociedades diferentes, em que se tem tradições diferentes. <br />Ellen Saleshttps://www.blogger.com/profile/00765990412835532776noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2792354095881604759.post-18766531319310020872013-10-16T18:59:36.110-07:002013-10-16T18:59:36.110-07:00MacIntyre inicia sua abordagem mostrando que há di...MacIntyre inicia sua abordagem mostrando que há diversas interpretações e/ou concepções sobre o que é ou como é abordado a justiça, e deixando claro que todas são divergentes, um total desacordo uma com as outras. <br />Também comentou sobre o Iluminismo, dizendo que apesar de ter sido um período importante para a racionalidade humana, onde o homem tomou consciência que é um ser racional, deixando de lado a grande influência de suas tradições, no entanto, MacIntyre revelou que na verdade, o Iluminismo impediu que a tradição e influências culturais de fato influenciam na construção de identidade do indivíduo, tendo também papel importante na busca de soluções sobre o que é verdade ou o que deve ser justiça.Jonas Martins Teixeirahttps://www.blogger.com/profile/04442072875908099299noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2792354095881604759.post-64919391171241279262013-10-16T14:17:54.163-07:002013-10-16T14:17:54.163-07:00Alasdair MacIntyre aborda o conceito de justiça co...Alasdair MacIntyre aborda o conceito de justiça como amplo, as visões sobre justiça assumem diferentes aspectos baseados em diversas interpretações. Tece uma critica a concepção utilitarista, pois essa não leva em conta os conflitos resultantes entre as diferentes visões sobre moral, e no geral o aceito seria o proposto pela maioria. MacIntyre critica o iluminismo pois esses se preocuparam em encontrar uma justificativa racional para ações humanas porem não conseguiram compreender os problemas da modernidade. Alem disso, diz que os iluministas adotavam posições emotivistas na discussão da ética e da justiça, gerando a partir disso um debate pautado no convencimento moral, não na construção de um consenso.<br />Para MacIntyre, o caminho a ser seguido seria o da racionalidade, mas da racionalidade com base na tradição. Elementos como a cultura e a tradição seriam fatores necessários de influencia para a construção de um consenso.<br />Felippehttps://www.blogger.com/profile/17980456926917363038noreply@blogger.com