tag:blogger.com,1999:blog-2792354095881604759.post8097749507646586810..comments2022-04-08T17:05:34.150-07:00Comments on Teorias da Justiça: 12. TEMA 9 - JUSTIÇA E ABSTRAÇÃOProf. Luis A. Pelusohttp://www.blogger.com/profile/12938423398874490611noreply@blogger.comBlogger171125tag:blogger.com,1999:blog-2792354095881604759.post-51838709975234096972013-10-21T15:29:45.881-07:002013-10-21T15:29:45.881-07:00O que abrange toda a discussão da justiça através ...O que abrange toda a discussão da justiça através da teoria de Walzer, é o seu conceito de esferas de justiça. Com tal metodologia, o autor propõe uma investigação e uma análise extremamente detalhada da justiça de determinadas ordens sociais diferentes. Assim podemos entender então que a justiça em sua totalidade é composta de tais esferas, como por exemplo, a esfera relogiosa, cultural, familiar, etc. Tais esferas tem a capacidade de interagirem entre si, partindo daí a necessidade de analise de tais interações. Assim, cada uma possuindo suas particularidades, a discussão da justiça precisa delimitar o que é justiça a partir dessas interações e também perceber quando tal interação é forte ao ponto de atrapalhar o desenvolvimento moral de alguma esfera, algo que seria negativo para a sociedade. Guilherme Medeiroshttps://www.blogger.com/profile/04728262218508680035noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2792354095881604759.post-84523939437113862442013-10-21T07:54:59.059-07:002013-10-21T07:54:59.059-07:00[Atrasado]
Machel Walzer, assim como Sandel, criti...[Atrasado]<br />Machel Walzer, assim como Sandel, critica o liberalismo, focando nas teorias liberais, com uma ótica maior em cima de Ralws. Mas, contudo, podemos observar que Walzer, tem uma necessidade de pensar em uma teoria da justiça focada em valores histórico-culturais de uma sociedade, e por causa disto, ele pensa muito sobre a desigualdade, então, graças a isso sua teoria acabou caindo em um principio de igualdade de distribuição não só de bens, mas também de uma justiça social que não enxerga os desprovidos de bens materiais, e que é inerente a cada sociedade que as pessoas não se limitem aos bens materiais, mas que elas também possam ter uma vida social com oportunidades.<br />Ele crítica rawls exatamente pensando nos bens sociais, já que Rawls trata de uma forma mais metafísica os bens que devem ser compartilhados em comunidade, enquanto Walzer defende que isso não está no mundo real.<br /><br />Rafael de Souza Cabral<br />RA: 21072412Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/02042694254138003275noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2792354095881604759.post-5876408965337151552013-10-20T20:54:13.238-07:002013-10-20T20:54:13.238-07:00Assim como Sandel, autor anteriormente estudado, W...Assim como Sandel, autor anteriormente estudado, Walzer critica Rawls contrastando a idéia de Sandel sobre a distribuição igualitária no mundo real, e a distribuição no mundo abstrato de Ralws. Para Walzer qualquer sistema distributivo que não leva em consideração a diferença na distribuição, não conseguirá alcançar a realidade da pluralidade humana. Além disso, a escolha dos princípios que regulam esse sistema distributivo deve ser feita levando em considerando as diferenças de cada comunidade, suas características históricas e culturais.<br />Walzer em seus estudos nos diz os desejo individuais e coletivos são diferentes entre sociedades, portanto um conjunto de leis universais não seria capaz de dar conta dessas diferenças (mesmo porque existem diferentes esferas da justiça, como o estado, a igreja, o setor econômico, político, e etc). <br />Walzer mesmo afirmando que os desejos são diferentes acredita que a distribuição igualitária dos bens é a forma justa de distribuição, sendo os bens primários como saúde, educação, renda, poder, etc. Uma teoria da justiça social tem que fornecer os princípios básicos dessa distribuição igualitáia.<br />Segundo o autor, parte do princípio de que os ‘princípios de justiça’ são escolhidos por pessoas ignorantes quanto à própria situação particular de vida, é a característica mais problematica encontrada na teoria de Rawls. <br />Para fazer acontecer a distruibuição igualitária, é preciso, segundo Walzer, recorrer a cultura de cada sociedade, pois a cultura como definidora de cada sociedade e o indivíduo e os bens sociais sendo provenientes dela, não podem ser vistos separados. Para ele cada bem social tem seu significado de acordo com a cultura de sua respectiva sociedade. <br /><br />Gabriela Petherson<br />21035812Gabriela Pethersonhttps://www.blogger.com/profile/00360042709641864535noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2792354095881604759.post-29705948033209617782013-10-20T20:38:33.096-07:002013-10-20T20:38:33.096-07:00Walzer usa da sua teoria para criticar o liberalis...Walzer usa da sua teoria para criticar o liberalismo, principalmente no que se trata das ideias de Rawls, mostrando-se um autor comunitarista. Nela ele tenta estabelecer uma teoria da justiça focada no indivíduo em si. Walzer é contrario ao caráter abstrato da teoria de Rawls, propondo assim, que a ideia de justiça não pode ser algo fixo. Isso significa que Walzer admite que os indivíduos e a sociedade estão sempre mudando, junto com todos os seus setores (economia, política, religião, ...), e nenhum deles pode se sobrepor sobre o outro. Além disso o autor acredita que os bens (não apenas os materiais) necessários para a vida devem ser distribuídos igualmente, e que a construção dos valores de uma sociedade deve ser baseada no contexto histórico em que esta se encontra, onde são estabelecidos acordos de acordo com a necessidade de tal. Nesta sociedade descrita por Walzer, o indivíduo é livre para questionar os acordos, e os valores, segundo ele, isso não causaria uma pluralidade ideológica, e sim uma sociedade pautada na igualdade, baseada em uma só ideologia. <br /><br />Beatriz Luzia de Campos Manocchi<br />RA: 21076512Beatrizhttps://www.blogger.com/profile/04505179757561623657noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2792354095881604759.post-88379327559590056882013-10-20T19:19:51.113-07:002013-10-20T19:19:51.113-07:00Michael Walzer adota, em sua análise, uma metodolo...Michael Walzer adota, em sua análise, uma metodologia particularista para a avaliação das concepções de justo, às quais se propõe a estudar. Isso significa dizer que o padrão moral ao qual se sujeita a análise deve ser compreendido e observado sob o prisma da tradição das sociedades em particular, as quais contextualizam o objeto de estudo.<br /><br />O procedimento metodológico de Walzer é, basicamente, a redução do escopo da análise aos casos particulares, de modo a compreender a realidade com um maior nível de detalhamento para que se possa fazer inferências acerca da justiça ou injustiça de determinada ordem social. Desse modo, o autor leva o debate de teorias das justiça para dentro das particularidades nas quais a temática se insere, as definidas "esferas da justiça".<br /><br />A justiça compreende diversas dessas esferas. Instituições políticas, religiosas, culturais, familiares, públicas e privadas abarcam esferas de justiça que ora demandam uma análise com alto grau de particularidade, mas também ora se inter-relacionam demandando uma visão sistêmica para melhor compreensão do todo. Desse modo, não há outra opção senão adaptar o modelo interpretativo ao contexto pelo qual o debate se define, aproximando-se dos significados sociais atribuídos às situações concretas contempladas pela análise.<br />Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/04433720070282693350noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2792354095881604759.post-84064744070448179682013-10-20T19:19:16.116-07:002013-10-20T19:19:16.116-07:00Walzer como sendo mais um defensor da linha de pen...Walzer como sendo mais um defensor da linha de pensamento comunitarista, defende sua tese levando em conta argumentos de cunho social, dando valor ao contexto e a outros desdobramentos dele derivados. <br />Segundo o autor, a preocupação acerca da igualdade na distrubuição de bens é o ponto que norteia a sua tese, de forma que os valores culturais de cada sociedade não são únicos e podem ter diferenças dependendo do local territorial onde se encontra, e por isso não são universais. Sendo assim, Walzer traz um ponto interessante em seus estudos que é preocupação em sempre relacionar a história à concepção moral, pois a partir do momento em que se encontram afastadas, há uma distorção do conceito de justiça.<br />Além disso, outra questão relevante na teoria de Walzer é o afastamento de Rawls em relação ao conceito de igualdade, pois o primeiro crê que a remoção de todas as desigualdades só é possível com um sistema de coerção fortifado, no qual as liberdades individuais tenham que ser deixadas de lado, tornando a justiça ineficiente.<br /> Sendo assim, o objetivo da teoria é auxiliar o indivíduo a atingir um grau de igualdade mínimo, de forma a se respeitar as liberdades individuais, buscando sempre compreender as suas trajetórias culturais anteriores, a fim de aplicar a justiça de forma condizente com tais questões.<br /><br />Fernanda Sue Komatsu Facundo - 21007812Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/11261316013982494514noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2792354095881604759.post-81036728690355815952013-10-20T18:42:37.269-07:002013-10-20T18:42:37.269-07:00A principal tese de Walzer é a de que, contra Rawl...A principal tese de Walzer é a de que, contra Rawls, seria impossível pensar-se numa concepção de justiça distributiva que dependesse da eleição de bens primários indispensáveis a todo cidadão, pois, segundo Walzer, aquilo que se poderia reconhecer como bens primários dependeria do contexto em que se avaliam esses bens.<br />Disso decorre para Walzer que uma teoria da justiça deveria atentar para contextos de justiça, e em especial para aquilo que Walzer denomina "esferas". Para Walzer, não é verdadeiro que numa sociedade liberal desigualdades seriam absolutamente intoleráveis, pois a justiça não se pode conceber com um único sentido pode variar de esfera para esfera, dado que cada esfera tem suas normas, a que correspondem pretensões de direito legítimas distintas de uma para outra esfera. Assim, por exemplo, não é a mesma a noção de liberdade ou de igualdade que vige na esfera educacional e na esfera política, etc.<br />Para Walzer, a única injustiça sistemática de fato que se pode observar em sociedades liberais é aquela que ocorre quando os limites das esferas de justiça não são respeitados -- quando pretensões de direito ou relações próprias de uma esfera passam a ser exercidas em outra --, e elas passam, então, a se sobrepor.Pedro Henrique Carrasqueirahttps://www.blogger.com/profile/06722028141636946411noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2792354095881604759.post-3260419935112109422013-10-20T16:41:34.694-07:002013-10-20T16:41:34.694-07:00Michael Walzer propõe uma teoria da justiça distri...Michael Walzer propõe uma teoria da justiça distributiva, que considere os fatores históricos e culturais de cada sociedade, assim como leve em conta que cada indivíduo tem uma identidade própria e única.<br /><br />Walzer discorda de Rawls no que se trata de construir uma sociedade completamente igualitária, pois para que fosse mantida dessa forma o Estado teria que se tornar um órgão coercitivo e repressivo, o que resultaria na ausência de liberdade individual e seria contraproducente. O filósofo então mostra que não tem intenção de remover todas as diferenças que existem na sociedade, mas sim o conjunto que permite que alguns se considerem superiores aos outros - as diferenças políticas.<br /><br />Dessa maneira, a sociedade seria igualitária na medida em que tanto Estado, quanto instituições, quanto a própria sociedade civil seria capaz de distribuir bens sociais e a liberdade e individualidade de cada indivíduo seria respeitada, mantendo a pluralidade e a justiça social e cultural.<br />Mylena Buenohttps://www.blogger.com/profile/00133176244099873183noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2792354095881604759.post-10044570098564901692013-10-20T13:42:46.267-07:002013-10-20T13:42:46.267-07:00Michael Walzer diz que “uma teoria da justiça deve...Michael Walzer diz que “uma teoria da justiça deve fornecer princípios de uma distribuição igualitária de bens”, mas defende que não existe apenas uma definição para a justiça. Ele acredita que justiça é um padrão moral, portanto deve ser avaliada dentro do “contexto das tradições das nações e sociedades em particular”. Os bens sociais primários (como direitos, saúde, educação, poder e renda), por exemplo, só possuem algum significado dentro de contextos e processos sociais, e desta forma podem possuir significados diferenciados em cada cultura. <br /><br />Um aspecto interessante em sua teoria é a questão das esferas. Walzer acredita que a justiça possui diferentes esferas, tais como o Estado, a Igreja, a educação, a saúde, o mercado, entre outras, e cada uma delas possui leis próprias. Uma lei justa na esfera do mercado, por exemplo, pode não o ser na esfera da educação (e neste ponto notamos uma diferença em relação a Rawls, que busca certa abstração na filosofia política). Nenhuma esfera, no entanto, tem o poder de se sobrepor a outra, e se por algum motivo isso acontecer Walzer diz que uma ferramenta possível para resolver a situação seria a violência, após serem analisados os argumentos daqueles que a cometem. Por tratar em parte de sua teoria sobre a questão da “guerra justa” e do uso da violência como um “remédio justo”, a esfera da guerra é considerada por Walzer uma esfera especial.<br />Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/01404433821061566784noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2792354095881604759.post-21609819436276893462013-10-20T09:55:23.993-07:002013-10-20T09:55:23.993-07:00Walzer em sua teoria mostra a necessidade de se fo...Walzer em sua teoria mostra a necessidade de se formar uma esfera que abranja as diferentes esferas de justiça da sociedade, como por exemplo: a Igreja, o Estado entre outros. Essa esfera maior seria responsável pela organização de todas as outras menores, para que nenhuma seja mais beneficiada do que as outras e para que haja um consenso entre elas.<br /><br />O autor critica a visão de Rawls, pois assim como Sandel, ele não acredita que um indivíduo possa se desvencilhar totalmente de seus valores, cultura, ou crenças. Para ele, uma sociedade cria conjuntamente seus valores. Mas é necessário que se faça uma análise individual de cada cidadão, pois cada um possui sua própria visão de mundo e seus conceitos a respeito de assuntos que afetam o coletivo como a justiça.<br /><br />Marina Müller Gonçalves<br />R.A.: 21082512Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/07843450995616570942noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2792354095881604759.post-11100793349580517722013-10-20T09:51:48.932-07:002013-10-20T09:51:48.932-07:00Para Walzer as questões da justiça surgem da distr...Para Walzer as questões da justiça surgem da distribuição de bens sociais primários, tais como, os direitos de liberdade, oportunidade, renda, educação e saúde, sendo que uma sociedade justa deve fornecer princípios de distribuição igualitária dos bens. Os critérios de distribuição dos bens de cada sociedade devem ser definidos a partir dos significados sociais que existem nessa sociedade sobre esses mesmos bens. A tarefa é interpretar a cultura da sociedade e as concepções morais das pessoas. A reflexão moral consiste no trabalho de interpretação sobre os elementos culturais das comunidades.<br />Walzer utiliza-se de Esferas para construir sua teoria da justiça. Existem diversas esferas da justiça, como o Estado, a Igreja, a esfera econômica, política, social, e a própria sociedade é considerada uma esfera. As esferas devem ser tratadas de forma igualitária, e nenhuma delas pode se sobrepor a outra. E caso haja conflitos entre as esferas, estes devem ser resolvidos por meio do convencimento.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2792354095881604759.post-18961181303887503732013-10-20T08:37:59.278-07:002013-10-20T08:37:59.278-07:00Michal Walzer propõe uma elegante teoria a respeit...Michal Walzer propõe uma elegante teoria a respeito sobre “esferas de justiça” procurando deixar em foco a questão da desigualdade, uma vez que acredita na deficiência presente no modelo liberal justamente não abranger esta questão em suas perspectivas históricas e culturais entre membros de uma sociedade, de forma que não consegue propor ações contra estes diversos modos de desigualdade. Nesta perspectiva, Walzer afirma ser impossível apenas uma teoria da justica proposta para uma sociedade sendo que ela é composta por diversas esferas compostas cada um de um conjunto próprio de princípios, onde o que é justo para um pode não ser para outro, sendo sua teoria própria contra os pensamentos de Rawls a respeito da abstração e formação de princípio único de justica.<br /><br />Nesta perspectiva histórica que Walzer nos traz, ele afirma que os bens sociais são em si construções históricas variáveis pelo tempo e pela sociedade e que para ele nenhum destes bens deva servir como meio de imposição, onde uma sociedade justa se traduziria como uma sociedade onde nenhuma esfera se sobrepusesse a outra, respeitando limites de influencia de cada esfera. Ou seja, Walzer admitia três ideias chaves em sua teoria da justica: A ideia de múltiplos bens sociais, cada um composto por uma gama única de significações e que, a partir destas, cada esfera desenvolve e cria sistemas internos de valorações e justificações dentro do horizonte que abrangem.<br /><br />A partir disto, Walzer vê que estes bem sociais, como oportunidade, renda, educação, saúde, etc. são bens que adquirem signifacões e importância diferentes nas múltiplas esferas, e que a distribuição destes bens dentro das sociedades deveria se fazer papel principal nas discussões acerca de teorias da justiça.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/09644677598164845327noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2792354095881604759.post-5672172632942770642013-10-20T01:31:51.812-07:002013-10-20T01:31:51.812-07:00Walzer faz sua teoria dando ênfase em particuldari...Walzer faz sua teoria dando ênfase em particuldaridades da sociedade. Para o autor, uma teoria de justiça, é um padrão moral, e como um padrão moral, deve ser concebido e desenvolvido dentro das tradições da sociedade que será inserida. Outro ponto relevante do autor, é enxergar a sociedade como esferas: a igreja, o Estado, econômico, político, entre outros. E estas esferas tem suas proprias tendências e concepções de justiça. Isto é importante. <br /><br />O autor parte determina que toda teoria de justiça deve conter uma concepção de fornecer princípios igualitários de bens. E diferente de Rawls, onde a distribuição é de coisas, existe um entendimento de que as sociedades dão importância de forma diferente as coisas. Portanto, saúde, educação, moradia são coisas que ganham valor diferente nas sociedades. Portanto, existe aqui uma parte da sua teoria que se molda a particularidade de cada comunidade. Não é deontológico, como nas teorias liberais e particularmente, em Rawls. <br /><br />Mais especificamente sobre os bens sociais primeiros, o autor discorre que estes como: direito, liberdade, oportunidade, poder, renda, educação e saúde, são bens que não possuem significado em si mesmo. Eles recebem significados sempre sociais. Quando estes bens saem do contexto social, eles não são mais bens, ou sua importância muda. Assim como indivíduos só se reconhecerem como indivíduos, inseridos na comunidade. <br /><br />Por fim, Walzer acredita que a filosofia política não deve e não pode se afastar dos significados sociais. Quando abstraem do social, resulta em teorias de justiça impossiveis de serem aplicadas.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/17677442843617082264noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2792354095881604759.post-50063783078991184202013-10-19T22:31:44.471-07:002013-10-19T22:31:44.471-07:00Walzer propõe uma teoria da justiça que não seja b...Walzer propõe uma teoria da justiça que não seja baseada em princípios universais. A justiça seria um padrão moral criado nas tradições das sociedades individualmente, diferentes sociedades apresentariam padrões de moral diferentes. Defende ainda a idéia de que deveria haver uma distribuição igualitária dos bens entre os indivíduos, <br />Ele volta a dizer sobre as diferentes interpretações das sociedades ao afirmar das diferentes interpretações que cada sociedade pode ter a respeito de um mesmo objeto e dos diferentes modos de discussões que pode haver dentro de diferentes sociedades ou até mesmo na mesma sociedade. <br />A justiça trabalha nos campos práticos como política, estado, entidades publicas e privadas, saúde, educação e acaba passando o trabalho de abstrações e criação de princípios que se tornam inaplicáveis a filosofia política. <br />Em resumo, Walzer propões a criação de modelos interpretativos distintos para cada situação, utilizando as variáveis que tal situação possuiu em sua criação. Esses vários modelos devem existir por conta das diferenças existentes em cada sociedade. <br /><br />Guilherme N A Melo<br />R.A. 21050512Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/02635243279449802852noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2792354095881604759.post-48997057759602294192013-10-19T19:24:58.812-07:002013-10-19T19:24:58.812-07:00O livro "As esferas da justiça" de Micha...O livro "As esferas da justiça" de Michael Walzer é no fundo uma defesa ao pluralismo, o autor propõe que cada comunidade possui um senso de justiça e por isso é impossível existir um único sistema judiciário perfeio. Portanto em uma igreja o senso de justiça deve ser diferente do que em uma universidade. Na minha opinião Walzer propõe uma teoria muito válida pois leva em consideração os valores individais e ainda por cima os valores que ja estão incluídos em cada comunidade. Walzer, como Sandel e Macintyre, também critica a ideia de Rawls sobre a situação de um "véu de ignorância" e uma "posição original", como Walzer defende um senso moral diferente para cada comunidade ele diz ser impossível uma posição original que representasse todas as esferas.<br />Para criação do senso de justiça em cada esfera Walzer propõe o debate e nele os indivíduos decidem quais são os bens sociais imoprtantes para aquele grupo de pessoas, quais são suas necessidades e etc.<br /><br />Esse autor também é defensor da ideia de uma justiça distributiva, onde esses agentes distributivos devem atuar apenas em suas esferas, ao identificarem os bens sociais daquela comunidade eles devem distribui-los igualmente entre os indivíduos pertencentes daquela esfera porém não podem interferir em outra esfera pois nessa outra comunidade os bens sociais são diferentes e se isso acontecesse existiria conflitos de ideias onde poderemos encontrar o nascimento de uma esfera dominante.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/00690782144562140527noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2792354095881604759.post-81920600201636138542013-10-19T17:41:53.613-07:002013-10-19T17:41:53.613-07:00A igualdade complexa e a consequente autonomia dis...A igualdade complexa e a consequente autonomia distributiva são os pilares da teoria da justiça de Michael Walzer. A ideia é apresentação de algumas da diversas discussões que suscitaram nas últimas décadas. Tentamos compreender o argumento da moral mínima e, partindo dele, estenderemos a análise ao conceito de significados sociais partilhados que está na base do argumento da igualdade complexa.<br />A filosofia política de Michael Walzer tem a originalidade de fazer assentar em fundamentos claramente comunitaristas uma concepção de justiça devedora de uma certa tradição liberal. No entanto, toda a fundamentação teórica das suas posições é de índole comunitária, pois coloca os princípios de justiça na dependência da cultura particular de cada comunidade humana.<br />Para debatermos as diversas esferas que formam as relações sociais é preciso ter o debate pleno e plena limitação de denominação e legitimação de todas.Uma esfera religiosa não pode por exemplo influenciar a esfera politica ou educacional ou se assim fizer, é necessário esclarecer tal influencia diante do codigo de lei de cada esfera e levando em consideração as diversas esferas que denominam a sociedade liberal.<br /><br />Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/17576082515793981336noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2792354095881604759.post-60067973695686612042013-10-19T16:10:56.059-07:002013-10-19T16:10:56.059-07:00Michael defendeu a tese de que entre as inúmeras t...Michael defendeu a tese de que entre as inúmeras teorias de justiça os aspectos culturais e históricos devem prevalecer. Por ser um autor comunitarista, se mostrou muito preocupado com as questões dos direitos humanos.<br />O ponto principal diz respeito às inúmeras organizações existentes dentro de uma sociedade, cada qual com uma determinada finalidade, em relação à saúde, educação, família, etc. Tais organizações possuem determinadas regras específicas e se relacionam em determinados momentos, mas como apresentam regras muito especificas e particulares, podem ocasionar problemas ao aplicá-las em uma outra organização. Contudo, existe um conjunto de valores semelhantes que são resultantes de uma estruturação coletiva, cujo contrato social deve ser posto em discussão constantemente. É importante que haja igualdade de princípios dentro das organizações, mesmo que ela não seja certa, pois segundo o autor é evidente que haverá desigualdade a partir do instante em que cada pessoa promove escolhas individuais, é natural que haja uma desigualdade resultante dos fins às quais se direcionou, mas a sua ocorrência não é de responsabilidade de quem fez a distribuição, pois foi ocasionada no momento em que cada individuo promoveu sua escolha e não no momento em que a distribuição ocorreu.<br />Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/17275851273809110630noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2792354095881604759.post-2049596959278421222013-10-19T15:44:10.578-07:002013-10-19T15:44:10.578-07:00Michael Walzer, enquanto pensador da linha comunit...Michael Walzer, enquanto pensador da linha comunitarista, ressalta o aspecto sociocultural do conceito de justiça.<br /><br />Em sua concepção, a justiça é um padrão moral socialmente construído dentro de uma nação/cultura. Ela depende dos significados sociais que as pessoas envolvidas no contexto de uma determinada cultura atribuem a algumas coisas como sendo bens. Esta atribuição de significado dos bens sociais, por sua vez, determinaria também sua distribuição.<br /><br />Assim sendo, dentro de cada sociedade é definida uma forma de distribuição dos Bens sociais (como por exemplo: Educação, Segurança, Bem-estar social, Trabalho e Dinheiro). Neste sentido, pode-se dizer que Walzer é pluralista pois, ao invés de recorrer a um universalismo apoiado em princípios concebidos de maneira abstrata, como fez Rawls, analisa as particularidades de cada cultura tentando interpretá-las no que concerne à distribuição dos considerados bens sociais que ela efetua, ou seja, a distribuição considerada justa por cada tipo de cultura, sem negá-las.<br /><br />Cada bem social, desse modo, consistiria numa esfera de justiça, dentro da qual existiriam razões próprias e particulares que determinariam a distribuição do bem social correspondente a ela de modo a impedir que uma esfera se sobreponha a outra – o que consistiria na dominação de uma sobre outra, isto é, numa injustiça.<br />Lucas Henriquehttps://www.blogger.com/profile/02071053247044499594noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2792354095881604759.post-78321408578766188582013-10-19T06:59:44.622-07:002013-10-19T06:59:44.622-07:00Carolina Fátima de Oliveira e Marques Paula
RA 210...Carolina Fátima de Oliveira e Marques Paula<br />RA 21006412<br /><br /> O norte-americano Michael Walzer acredita que não haja um conceito definido para a justiça, uma vez que esta é definida de acordo com a sociedade na qual está inserida. Ou seja, a justiça variará de acordo com a moralidade vigente e as tradições pertencentes às diversas sociedades. Walzer conceitua o que considera bens sociais de primeira ordem, ou bens primários: saúde, moradia, educação, renda, direitos. Esses bens só são compreendidos na esfera social, ou seja, esses bens, assim como a justiça, adquirem significado de acordo com a sociedade escolhida. <br /><br /> A questão central da filosofia de Walzer é a diversidade cultural das sociedades. Divididas em comunidades, às quais sentem certa identificação, as pessoas possuem suas maneiras individuais de pensar a cerca de determinados assuntos. O que Walzer quer dizer é que cada um possui seus valores e, a partir destes, formulam interpretações sobre as ações humanas. Assim, afirma Walzer, é impossível construir teorias abstratas da sociedade, elaborar uma única teoria de justiça que abranja todas as comunidades, a sociedade em geral. <br /><br /> Um assunto de grande importância para Walzer são as guerras. O filósofo analisa o conceito de “Guerra Justa” e chega à conclusão de que toda guerra é causada pela sobreposição das esferas da sociedade. Assim, a única saída que as pessoas veem para resolver essa situação de sobreposição é a guerra. Mas Walzer se questiona: essa é mesmo a única e melhor saída?<br /><br /> Walzer é comunitarista e acredita na eficiência das leis em prol da justiça social. As leis são, para ele, o instrumento regulador da distribuição dos bens de forma igual.<br /> <br /><br /><br /><br />Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/16997625621459604610noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2792354095881604759.post-31268982036238981702013-10-19T00:38:44.882-07:002013-10-19T00:38:44.882-07:00Michael Walzer é um comunitarista americano que pr...Michael Walzer é um comunitarista americano que propõe a visão de uma sociedade subdividida em esferas (a Igreja, o Estado, o educacional, o político, o público o privado, o saudável), as quais estão relacionadas a algum tipo de bem.<br /><br />O autor defende a ideia de que deveria haver uma distribuição de bens na sociedade de uma forma equitativa. Entretanto, essa distribuição não será suficiente para que as desigualdades sejam de fato atenuadas, pois estas surgem de acordo com as escolhas individuais de cada pessoa presente na sociedade e, portanto, sempre haverá algum tipo de monopólio por certo grupo de indivíduos. Um Estado forte e centralizador poderia ser uma forma de resolver este dilema, porém esta possibilidade seria insuficiente para legitimamente resolvê-lo, pois neste caso, o monopólio só teria passado das mãos de um grupo indivíduos para outros, que por sua vez representariam o Estado. Portanto, a solução apresentada por Walzer para que não haja um monopólio de uma esfera sobre as outras, parte do pressuposto de que se caso um grupo de indivíduos detenha o domínio em algum tipo de bem, isto não assegure de forma alguma quaisquer vantagens sobre os outros [bens]. Logo, em suma, o monopólio de alguma esfera não deve garantir que um determinado grupo de indivíduos possa monopolizar outras.<br /><br />Segundo o autor, o Estado deveria agir de modo a proteger os pobres dos ricos e, desta forma, garantir que não haja a possibilidade existência de uma desigualdade maior.<br /><br />Matheus de Almeida Rodrigues – 21039712Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2792354095881604759.post-82265873385122240492013-10-18T18:22:29.566-07:002013-10-18T18:22:29.566-07:00Walzer é mais um dos comunitaristas estudados nest...Walzer é mais um dos comunitaristas estudados nesta disciplina, portanto, para ele as tradições e particularidades do modo de vida de uma sociedade deve ser levado em consideração no momento de elaborar princípios de teorias da justiça que serão adotados.<br /><br />A critica feita a Rawls vai no sentido em que este trata de maneira abstrata os bens sociais (direitos, liberdade, oportunidades, etc.) e prioriza o indivíduo, ao invés o bem comum social. Para Walzer a justiça é feita quando organiza-se o modo de vida dos cidadãos de acordo com a realidade de cada sociedade, a teoria de Rawls propõe que sob um véu de ignorância escreva-se um contrato a ser aplicado em determinada sociedade, o que pode gerar um conflito de interesses, tendo em vista que comunidades diferentes precisam de leis que diferentes.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/07048823281475865335noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2792354095881604759.post-81381075712325087462013-10-18T11:30:17.980-07:002013-10-18T11:30:17.980-07:00Bruno Pestana Macedo
RA 21049312
Michael Walze...Bruno Pestana Macedo<br />RA 21049312<br /><br /><br /><br /> Michael Walzer é um filosofo político norte americano e defende a ideologia comunitarista. Assim como Michael Sandel, Walzer também tece críticas ao liberalismo individual de John Rawls. Para Walzer, o liberalismo é um modelo defeituoso, uma vez que este não considera a desigualdade dos indivíduos inseridos em suas respectivas sociedades. Walzer baseia sua teoria na preocupação com uma sociedade justa, visando proteger os direitos humanos, valorizando a comunidade.<br /><br />Michael Walzer é contra a estagnação dos contratos, devendo estes ser constantemente discutidos e rearranjados pelos membros da comunidade política. Esses contratos visam garantir o bem estar da sociedade. A sociedade civil também tem grande papel atuante na determinação das necessidades da comunidade.<br /><br />Na sua perspectiva, Walzer constrói uma teoria defendendo uma sociedade igualitária que garanta a liberdade. Essa liberdade só é obtida quando nenhum bem social pode servir de dominação do outro indivíduo. Entende-se bem social como dinheiro, poder, educação, etc.<br />Bruno Pestana Macedohttps://www.blogger.com/profile/06679450649711886272noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2792354095881604759.post-10247702536847239812013-10-17T17:49:33.964-07:002013-10-17T17:49:33.964-07:00Michael Walzer em seus estudos nos diz os desejo i...Michael Walzer em seus estudos nos diz os desejo individuais e coletivos são diferentes de sociedade para sociedade, portanto um conjunto de leis universais não seria capaz de dar conta dessas diferenças; mesmo porque existem difentes esferas da justiça.<br />Para ele é admissível a existência de comunidades com perfis diferentes, como visto em aula, ele pensa em um sistema de esferas, cada comunidade sendo uma esfera diferente, podendo possuir características específicas, estando elas dentro de uma esfera maior.<br />Mesmo afirmando que os desejos são diferentes acredita que a distribuição igualitária dos bens é a forma justa de distribuição, sendo os bens primários como saúde, educação, renda, poder, etc. Uma teoria da justiça social tem que fornecer os princípios básicos dessa distribuição igualitária. Para fazer essa distribuição igualitária ocorra é preciso segundo Walzer recorrer a cultura de cada sociedade<br />Walzer faz uma crítica clara a Rawls, ao que se refere o “véu de ignorância”, pois ele alega que é uma boa teoria política, porém esta não possui uma aplicabilidade a situações concretas, pois não há como discutir sobre o que é justo ou não, se o que moldou (fatores externos mencionados a cima) essa comunidade não for levado em conta, pois nem o indivíduos e nem os bens primários conseguem ser analisados de fora dessa comunidade.<br /><br />Victor Pinho de SouzaVictorpinsouza@gmail.comhttps://www.blogger.com/profile/10648449635490540449noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2792354095881604759.post-27803426817001405862013-10-17T15:00:31.727-07:002013-10-17T15:00:31.727-07:00Michael Walzer é outro comunitarista, assim como T...Michael Walzer é outro comunitarista, assim como Taylor, Sandel e MacIntyre. Sua abordagem, porém, se diferencia. Ele não estudará a linguagem como fez Taylor, tampouco falará de tradições conflitantes dentro da sociedade. Ele argumenta que a sociedade é dividida entre várias esferas, sendo estas as diferentes instituições ou meios através do qual ocorre a interação social, dessa forma, a escola, a saúde, o mercado e a política seriam consideradas esferas da sociedade.<br /><br />Em nossa sociedade, fica claro a intersecção entre cada uma dessas esferas, onde possuir mais dinheiro implica em se ter mais saúde e educação. Walzer criticará isso. Ele acredita que não deve haver interferência de uma esfera em outra esfera. Para entender isso, porém, é preciso entender outra ideia importante do autor.<br /><br />Walzer acredita que a distribuição equitativa dos bens deve ser feita, mas com ressalvas. A distribuição seria boa, mas a desigualdade não se resolveria, não por muito tempo. Dadas as diferentes escolhas dos indivíduos, os bens tenderiam a se redistribuir rapidamente dentro da sociedade, de modo a gerar desigualdade novamente. Essa desigualdade surge quando uma classe detém o monopólio sobre determinado bem.<br /><br />Haveriam duas soluções para esse problema. O primeiro ele rejeita, e o outro é a tese central de sua teoria. O primeiro caso seria o caso do Estado monopolizar os bens, impedindo que uma classe X tivesse o monopólio sobre os bens, no entanto, Walzer acredita que isso não resolve de fato o problema, pois nesse caso o monopólio só mudaria de mãos. Não é melhor que o Estado tenha o monopólio, o melhor é que não haja monopólio. Mas dada a impossibilidade de se evitar o monopólio, o autor acaba por dar uma função<br /><br />distinta para o Estado. Ele defenderá que cabe ao estado evitar que o monopólio de bens em uma determinada esfera interfira no processo de aquisição de bens em outra esfera, assim, defende por exemplo que a riqueza não pode permitir que alguém possua uma educação ou saúde melhor do que aqueles que não possuem o monopólio monetário.<br /><br />Esse tipo de distribuição dos bens é chamada de ‘distribuição complexa’. A distribuição complexa atende à ideia de que a educação ofertada pelo Estado deveria ser boa o suficiente para dar condições de todos participarem da vida política, terem um bom emprego, ou serem simplesmente introduzidas a formação intelectual que fosse parecida. Isso se difere da distribuição simples, que seria a simples equalização dos direitos – por exemplo, que todos tem direito à educação ou ao voto.<br /><br />A ponto forte da teoria é ao mesmo tempo o ponto fraco. A ideia de se ter uma sociedade disposta de maneira que uma esfera não interfira na outra é louvável, mas existe uma grande dificuldade em se colocar essa ideia em prática, dado o fato de que algumas esferas interferem muito. Numa sociedade como a nossa, onde o capital permite que se tenha quase tudo, é difícil imaginar meios de se evitar a sua interferência. Assim como determinados modos de vida interferem ou misturam esferas, como o caso de determinadas religiões dentro da política.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/14736008058560021195noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2792354095881604759.post-70491817591857076422013-10-17T14:40:04.937-07:002013-10-17T14:40:04.937-07:00Michael Walzer cita em um de seus vídeos que não ...Michael Walzer cita em um de seus vídeos que não existem crises de valores, mas crises na economia ou em pessoas. Isso vem bem a propósito nos dias atuais, em que se fala muito desta “crise de valores”. Na verdade os valores nunca entram em crise, mas as pessoas, sim, é que deixam de utilizá-los ou levá-los a sério. O caminho para a solução desse problema nem é tão difícil: retomemos os valores perdidos que achamos importante. Muitas pessoas não gostam dessa ideia por considerá-la “ultrapassada”, mas é a melhor solução.<br /><br />Mais à frente ele chama a nossa atenção para o fato de que crises são sempre incentivos à ação e nos mostram os problemas com os valores. Então a crise nos faz agir e nos mostra a natureza do problema, portanto não deveria ser tão temida. A última crise econômica mundial de 2009 mostrou a cara amarga que enfrentamos, mas também tornou bastante claro onde o mercado havia errado.<br /><br />Quando ele afirma que a guerra deve ser travada entre soldados e não com civis, ele expõe uma grave crise internacional, que é fruto também da perda de valores. Não atacar civis deveria ser algo natural, pois quem revida são outros soldados. Mas vemos todos os dias, em alguma guerra em algum lugar do mundo, o sofrimento da população civil. Tratados como a Convenção de Genebra foram consolidados para se evitar os abusos, mas a busca da vitória não raro cega as pessoas.<br />Gilberto Antônio Silvahttps://www.blogger.com/profile/08322911601301312623noreply@blogger.com