Há uma idéia que é hoje consenso entre quase todos os teóricos da Filosofia Política. Todos chegaram a conclusão que o Socialismo, com sua proposta de estabelecer um modelo de relações econômicas entre as pessoas baseado na supressão da propriedade particular e de arranjos políticos fundamentados na igualdade política, acabou. E com isso, também entrou em
colapso a idéia de uma democracia igualitária. Somente dentro de algumas gerações, talvez, a humanidade encontrará energia para voltar a propor um modelo alternativo de pensamento político. O fato é que hoje, somente temos uma visão hegemônica para os arranjos políticos e econômicos. A democracia liberal, com sua proposta de economia de mercado e institucionalização da liberdade, venceu.
A hegemonia do pensamento liberal põe, entretanto, um grave problema para os intelectuais. Isto é, na falta de um pensamento alternativo, como fazer a crítica da democracia
liberal? De uma forma geral só nos resta como caminho, a via das críticas menores, das pequenas escaramuças, incursões ofensivas parciais e ficamos perdidos no chamado cinturão de proteção e nos ataques às teses secundárias que protegem o miolo, o ‘hard core’, do pensamento democrático liberal.
O debate na Filosofia Política, entretanto, não chegou ao seu fim. E a busca pela grande objeção capaz de acertar o centro do pensamento liberal se torna cada vez mais intensa. Nesse esforço, os intelectuais tem encontrado inspiração na retomada das grandes questões fundamentais do espírito humano.
O fato é que existem dois conceitos que, desde a origem da chamada civilização ocidental e cristã, estiveram na agenda das preocupações intelectuais das pessoas e foram objeto de muitas investigações. Trata-se das idéias de Verdade e Justiça. O que é a Verdade? Em que condições o nosso conhecimento pode ser considerado verdadeiro? E ainda, o que é a Justiça? Quando é que nossas ações podem ser consideradas como justas? Conhecer e Agir; idéias e ações; epistemologia e ética, parecem expressar duas dimensões importantes da existência humana.
O conceito de Justiça tornou-se particularmente importante desde o início do século XX. E os parâmetros do debate contemporâneo sobre Justiça foram estabelecidos por Hans Kelsen. Na sua obra "Teoria Pura do Direito", Kelsen alega que a discussão sobre a Justiça não pertence ao mundo das discussões da Ciência do Direito. Entretanto, ele constrói toda uma teoria da Justiça. Ocorre que, num primeiro momento, a "Teoria Pura do Direito" e as possibilidades de uma Ciência Positiva do Direito, ocupam os debates na Filosofia Política do início do Seculo XX. Posteriormente, as idéias de Kelsen sobre a Justiça ocupam o cenário dos debates, posto que não se consegue entender o Direito somente através de uma Ciência Pura do Direito. Nós precisamos da idéia de Justiça. Por outro lado, o conceito de Justiça pode ser entendido a partir de reflexões sobre o indivíduo, ou de considerações sobre a sociedade. Isto é, a Justiça pode se expressar na preservação da liberdade dos indivíduos, ou na construção das condições de uma vida social bem sucedida. É nesse sentido que vem o debate entre Liberais (Isaiah Berlin, John Rawls, Robert Nozick, R. Dworkin) e os Comunitaristas (M. Walzer, M. Sandel, J. Habermas e C. Taylor).

"Teorias da Justiça" e uma disciplina com a qual se pretende introduzir os alunos nesse debate.

terça-feira, 24 de maio de 2011

1. APRESENTAÇÃO DOS ALUNOS


Caros alunos,
Após ler o texto da apresentação dos dados acadêmicos do Professor da Disciplina "TEORIAS DA JUSTIÇA", faça aqui a postagem de uma breve apresentação de seu 'currículum vitae', com ênfase nas  suas experiências intelectuais. Não se esqueça de colocar seu endereço eletrônico. Isso deve ser feito até a aula da próxima quinta-feira, dia  01 de agosto. Não se esqueça de enviar o seu endereço eletrônico (e-mail) e inscrever-se como seguidor desse Blog. 

203 comentários:

  1. Beatriz Soares Benedito é graduanda do curso de Ciências e Humanidades na UFABC e tem Políticas Públicas como pretensão para curso pós-bi.
    Pode ser encontrada através do e-mail: beatrizs.benedito@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Olá a todos,
    Meu nome é Felipe Mecchi G. Santos, sou aluno do segundo ano do BCH. Pretendo cursar Ciências Econômicas como pós-BCH. Sou aluno bolsista do projeto de extensão "A problemática dos refugiados na região do abc: mapeamento, direitos e inclusão" e participo do grupo de pesquisa "A inserção internacional brasileira: projeção global e regional". CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/8701363352110741
    Email para contato é: felipe_mecchi@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Olá

    Meu nome é Luiz Gonzaga dos Santos Neto, sou aluno do Bacharelado em Ciências e Humanidades e pretendo cursar o Bacharelado em Ciências Econômicas e, possivelmente, um outro curso oferecido pela universidade, mas que ainda não me decidi.
    Atualmente, faço iniciação científica em modalidade PDPD, como voluntário, com o tema: "Análise dos mecanismos e lógicas de nomeação das agências reguladoras federais no Brasil.". Estou sendo orientado pelo Prof. Marcos Pó.

    O e-mail para contato é lgsantosneto@gmail.com

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Me chamo Carla Rodrigues da Costa,sou graduanda do bacharelado em ciências e humanidades.Pretendo em breve ingressar no curso de formação específica de Economia.Ingressei na UFABC no ano de 2010 após me formar no Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo,no ensino médio.

    email:carla.costa@aluno.ufabc.edu.br

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Meu nome é Letícia Cardoso Costa e começo, nesse quadrimestre, meu segundo ano de BC&H na UFABC. Como curso pós-BC&H, pretendo fazer Ciências Econômicas.
    Acabei o inglês pela Cultura Inglesa e tenho um certificado da Universidade de Cambridge nível CAE (Certificate in Advanced English) no qual atingi a nota A. No momento, faço um curso de língua francesa.

    email: leticiacarcos@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Meu nome é Paloma Breit dos Santos, ingressei no BC&T, mas solicitei a transferência para o BC&H e pretendo fazer Filosofia e Relações internacionais no pós-BC&H.
    "Arranho" um pouquinho do inglês, pois ainda estou estudando. Estudo a Língua inglesa pelo Livemocha.
    E-mail: aparadoxo@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  9. Boa Tarde!

    Sou Natália Silva Passarinho, aluna do Bacharelado em Ciências e Humanidades da UFABC e pretendo dar continuidade aos meus estudos na área de Relações Internacionais.
    No Ensino Médio, cursei técnico em Publicidade, área onde também tenho bastante interesse.
    Tenho boas noções de inglês e estou estudando espanhol.
    Atualmente, faço parte do Projeto de Extensão Escola Preparatória da UFABC, que consiste em um cursinho preparatório para o ENEM oferecido em Santo André para alunos da rede pública de ensino.

    email: natalia.passarinho@gmail.com

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde,

    Meu nome é Raphael Furquini, ingressei no BC&H em 2010 e estou no 3º quadrimestre de Ciências Econômicas, sendo Teorias da Justiça a única matéria dentre as obrigatórias do BC&H que ainda não cursei.
    Atualmente sou diretor financeiro do Diretório Acadêmico e ano passado participava do projeto extensionista Café com PP.

    e-mail: raphaelfurquini@gmail.com

    ResponderExcluir
  11. Eu sou Nicolas Shin Iti Nagaoka e ingressei na UFABC em 2011 no curso de BC&H, tenho interesse em fazer Ciências Econômicas.
    Tenho uma boa capacidade de ler textos em inglês

    Email: nicolasnagaoka@terra.com.br

    ResponderExcluir
  12. Sou Pilar Leminski Veiga e ingressei na UFABC em 2010 no BC&T. Estou aguardando edital para transferência para o BC&H mas já curso as disciplinas desde setembro de 2011. Este quadrimestre termino as obrigatórias e pretendo cursar Ciências Econômicas. Fui Secretária Geral do DCE Construção Coletiva, gestão 2011. Participei como monitora de História do Brasil na EPUFABC e atualmente participo do projeto de extensão "A problemática dos refugiados e imigrantes em situação de vulnerabilidade na região do ABC".

    Tenho inglês fluente.

    E-mail: pilar.leminski@gmail.com

    ResponderExcluir
  13. Meu nome é Alana Gonsalez Baptista. Sou aluna da UFABC desde de 2010 e estou cursando o Bacharelado em Ciências e Humanidades. Como curso de formação específica pretendo concluir o de Ciências Econômicas.
    Sou técnica em secretariado pela ETEC Professor Camargo Aranha e terminei os cursos de inglês e espanhol pelo CNA.


    Email: nanostar@uol.com.br

    ResponderExcluir
  14. Olá, meu nome é Bárbara Cristiane Ferreira dos Santos. Ingressei na Ufabc em 2011, estou cursando BC&H, pretendo cursar Filosofia e Politicas Publicas.Estou cursando outra faculdade, a qual é Processos Gerenciais na FTT.Terminei os cursos de Inglês e Espanhol pela High Point.
    email:barbara.cristianefs@gmail.com

    ResponderExcluir
  15. Meu nome é Caio Henrique Ribeiro Paiolla, sou aluno da UFABC desde 2011, no BC&H e pretendo me formar em Economia primeiramente, depois em Relações Internacionais. No momento estou fazendo francês e voltando a estudar inglês

    E-mail: cai-oh@hotmail.com

    ResponderExcluir
  16. Meu nome é Icaro Ferreira Gomes, estou cursando BC&H na UFABC desde 2011, e pretendo fazer o curso de ciências economicas. Eu ainda estou estudando inglês, porém consigo ler razoavelmente bem.

    E-mail: icaro.iky@gmail.com

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Me chamo Daniel Alves Carneiro, curso o BC&H com intenção de fazer o curso de politicas públicas.Sou formado em animação em 3D e possuo inglês avançado

    E-mail:danielcarneiro2004@gmail.com

    ResponderExcluir
  19. Aline Mesquita dos Santos, entrou na UFABC em 2011, cursa o Bacharelado em Ciências e Humanidades. Pretende se formar em Políticas Públicas e Relações Internacionais. Terminou o curso de inglês e é técnica em Informática.

    E-mail: alinemdsm@hotmail.com

    ResponderExcluir
  20. Caio Francescon Padovan é Discente no curso de ciências e Humanidades e pretende Seguir o curso de Politicas Públicas. É formado como técnico de informática pela Etec Jorge street

    E-mail: Caiofpadovan@gmail.com

    ResponderExcluir
  21. Letícia Higuchi, ingressou na UFABC no ano de 2011 no curso de Bacharelado em Ciências e Humanidades e pretende cursar Ciências Econômicas. Possui espanhol básico e inglês intermediário.

    E-mail: leehiguchi@gmail.com

    ResponderExcluir
  22. Meu nome é Henrique de Souza Polesi e estou cursando o quarto quadrimestre do BC&H. Pretendo cursar o Bacharelado e a Licenciatura em Filosofia e já estou cursando disciplinas de Filosofia. Estudo, por conta própria, as obras de Nietzsche, atualmente meu autor favorito. Sou fluente em inglês e se alguém precisar de ajuda(neste curso!)eu posso traduzir alguns trechos, basta enviar o texto original para meu e-mail e eu enviarei a tradução.

    E-mail: HenriqueDSouza@hotmail.com

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. Sou Jéssica Camões, graduanda de Bacharelado em Ciências e Humanidades na UFABC no qual pretendo me formar neste ano. Vou cursar Ciencias Economicas após a conclusão do BCH.

    Meu e-mail para contato é jessicacamoes@gmail.com

    ResponderExcluir
  25. Meu nome é Priscila Macedo, aluna do Bacharelado em Ciências e Humanidades da UFABC. Pretendo seguuir meus estudos na área de Políticas Públicas e Relações Internacionais.
    Possuo formação em técnico de Design Fotográfico (atualmente trabalho como freelancer na área).
    Além disso, sou fotógrafa e tenho grande interesse na área de jornalismo.
    Possuo nível de fluência em Inglês.

    Email: pri.amacedo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  26. Eu sou Sergio da Costa Oggioni, ingressei na UFABC em 2011 e pretendo cursar Bacharelado e Licenciatura em Filosofia. Não sou fluente em inglês mas tenho capacidade de ler textos em língua inglesa. Pretendo me aprofundar na área de lógica e filosofia política.

    E-mail: sergio.oggioni@aluno.ufabc.edu.br

    ResponderExcluir
  27. Me chamo Jonas Martins Teixeira, ingressei no ano de 2010 no BCH , e já curso matérias do Bacharelado em Ciências Econômicas, o qual foi minha escolha como curso específico.
    Tenho conhecimento moderado da língua inglesa, comprovado pelo certificado FCE, o qual obtive no ano de 2010.
    Atualmente curso o 5º semestre de alemão, a escola de idiomas Wizard.

    E-mail: jonas.mt@live.no

    ResponderExcluir
  28. Meu nome é Karina Garcia Catellan, sou aluna do 4°quadrimestre do Bacharelado em Ciências e Humanidades. Pretendo cursar pós-BCH o Bacharelado em Relações Internacionais. Possui inglês intemediário e espanhol básico.
    E-mail: kathrynblack_lp@hotmail.com ou karinacatellan@hotmail.com

    ResponderExcluir
  29. Eu sou a Rayane Alves de Mesquita, faço graduação no bacharelado de Ciências e Humanidades na Universidade Federal do ABC, na turma ingressante de 2011.
    Pretendo especializar-me em Relações internacionais. Não domino completamente nenhuma língua estrangeira, porém possuo inglês intermediário e sou formada em Administração de empresas pela escola técnica Etec Lauro Gomes.

    E- mail: raya.alvesdemesquita@gmail.com

    ResponderExcluir
  30. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  31. Meu nome é Mateus Silva, aluno do BC&T de 2011 e com pretensão em mudar para o BC&H e concluir dupla graduação em Ciências Econômicas. Possuo conhecimento avançado na língua inglesa e tenho interesse nas áreas de gestão empresarial, mercado financeiro e temas como desenvolvimento urbano e social.


    Email: mateussilvaufabc@gmail.com

    (ps: Reenviando a postagem porque não apareceu antes)

    ResponderExcluir
  32. Meu nome é Guilherme Cortizo André, estou cursando o quarto quadrimestre de BC&H, irei cursar Ciências Econômicas após o término do BC&H. Sou monitor da disciplina Estado e Relações de Poder e possuo um projeto de pesquisa científica referente à Judicialização de Políticas Públicas. Possuo inglês avançado e espanhol intermediário.

    email: guilherme.cortizo@aluno.ufabc.edu.br

    ResponderExcluir
  33. Meu nome é Daniele Tadeu de Oliveira, e curso BC&H(ingressantes 2011) com intenção de prosseguir com licenciatura em filosofia. Formada técnica em mecatrônica/eletrônica pela ETE Lauro Gomes nos anos de 2004/2005.Ex-aluna da Universidade Anhembi Morumbi onde estudei por 5 semestres o curso de Arquitetura e Urbanismo. Atualmente trabalho com compressores, e pesquisas sobre ar comprimido na empresa do meu pai, e me preparo para ser mãe em setembro.

    Ctto: danie.poulain@gmail.com

    ResponderExcluir
  34. Olá,

    Meu nome é Carla Caciana L. Toledo, sou aluna do Bacharelado em Ciências e Humanidades e pretendo cursar Ciências Econômicas e Relações Internacionais como pós BC&H.

    Atuo como voluntária no Projeto de Extensão “Diversidades em Performances”, orientada pela Prof. Andrea Paula dos Santos, no qual retratamos através da arte, ciência e tecnologia conflitos sociais, étnicos e de gênero.

    Possuo nível avançado da língua inglesa, concluído na International Language Academy of Canada, e tenho capacidade de ler textos em espanhol.

    E-mail para contato: carlacacian@hotmail.com

    ResponderExcluir
  35. Eu sou Gustavo Fernando Rosa, ingressei em 2011 e estou cursando o quarto quadrimestre do BC&H. Irei fazer Economia como curso pós-BI. Tenho conhecimento avançado da língua inglesa.

    Email: gustavofernando.r@gmail.com

    ResponderExcluir
  36. Olá,

    Meu nome é Dyego de Freitas Sappio, sou aluno do Bacharelado de Ciências e Humanidades e pretendo cursar Ciências Econômicas e após, talvez, o curso de Filosofia. Sou formado técnico em Marketing e tenho facilidade com o inglês.

    E-mail para contato: dyego_freitas@hotmail.com

    ResponderExcluir
  37. Meu nome é Beatriz Ferreira Schettini, estou cursando o quarto quadrimestre do BC&H e pretendo cursar Ciências Econômicas como pós-BC&H, e também me interesso pelo curso de Relações Internacionais. Não domino completamento nenhuma língua estrangeira, mas possuo inglês intermediário e pretendo voltar a cursar essa língua em breve, assim como também pretendo cursar espanhol e francês.

    email: bia.schettini@hotmail.com

    ResponderExcluir
  38. Meu nome é Isabela Gomes Viragine e estou no quarto quadrimestre do BC&H. Pretendo seguir na carreira de Ciências Econômicas e Relações Internacionais.
    Sou fluente no inglês, básico do espanhol e estou fazendo curso de italiano.

    E-mail: isa_bela174@hotmail.com

    ResponderExcluir
  39. Meu nome é Susan Cavassini Vallim, estou cursando Bacherelado de Ciências e Humanidades, sou ingressante de 2011. Pretendo cursar Ciências Econômicas e Relações Internacionais. Tenho conhecimento avançado na lingua inglesa.

    email: suu.-@hotmail.com
    suu.cvallim@gmail.com

    ResponderExcluir
  40. Olá, sou Valdeci Tadeu dos Santos Calazans, 49 anos, casado com Neide e temos 3 filhos. Cursando o BCH com objetivo em Políticas Públicas; sou corretor de seguros, cursei Mec.Autos, Motores Diesel e Bombas Injetoras no SENAI(1979), Desenhos e Projetos Mecânicos na "ETE Lauro Gomes"(1980), Corretor de Seguros na FUNENSEG(1991), Teologia no STBN(2007), Administração na ETEC Sapopemba(2010).

    Email: tadeukalazans@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  41. Olá, meu nome é Marianna Diogo Teixeira de Azevedo e estou no quarto quadrimestre do Bacharelado de Ciências e Humanidades. Pretendo seguir na carreira de Ciências Econômicas e Relações Internacionais.
    Tenho conhecimento avançado em Inglês, intermediário em Francês e básico em Espanhol.

    Email: mazevedo@aluno.ufabc.edu.br

    ResponderExcluir
  42. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  43. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  44. Sou Jéssica G. Nascimento, estou cursando bacharelado em ciências e humanidades pela universidade federal do ABC. Escolhi a faculdade por ser a pública mais próxima da minha casa.

    Já comecei outros cursos em nível superior (mas não conclui nenhum), ambos de engenharia. Fiz 2 meses na fundação educacional inaciana – FEI e um ano na universidade de São Paulo –USP. Apesar de ter um raciocínio mais compatível com os cursos de exatas, de forma muito contraditória, não me identifiquei com os mesmos.

    Pretendo seguir na área de economia e se possível, também em relações internacionais. O fato de ter escolhido economia é por ter um pouco de exatas, por necessitar conhecer sobre finanças e por me interessar em conhecer formas de alocação de recursos de forma mais justa ( o que para mim, significa mais igual), e a atração pelo curso de relações internacionais se deve a grande curiosidade que tenho por aprender outras línguas e por ter afinidade com essa prática.

    Tenho inglês fluente, cursando até o pós-avançado preparatório para o CPE pela cultura inglesa e lecionei a língua por um ano e meio. Pretendo tirar o CPE e TOEFL em breve. Tenho o curso de espanhol concluído e nível avançado na língua e pretendo obter o DELE (Diplomas de Español como Lengua Extranjera). Curso atualmente alemão e francês, tenho conhecimento de nível básico em ambas as línguas. De acordo com a Common European Framework tenho inglês nível C2, espanhol C1, alemão A1/2 e francês A1.

    Tenho interesse em ajudar jovens de comunidades carentes a ingressar no mercado de trabalho através do aprendizado de línguas estrangeiras, principalmente o inglês que hoje em dia é praticamente obrigatório. Já lecionei voluntariamente para jovens em uma instituição filantrópica.

    Espero refinar meus conceitos sobre justiça e suas teorias ao decorrer da disciplina, que me pareceu muito interessante.

    Contato:
    je_nascimento@hotmail.com

    ResponderExcluir
  45. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  46. Olá! Meu nome é Aron Silva Besse, tenho 28 anos e sou maquinista de trens. Pretendo cursar Relações Internacionais e Políticas públicas. Possuo inglês intermediário e falo um pouco de italiano.Tenho planos de aperfeiçoar o inglês e iniciar um curso de frânces ainda neste quadrimestre. Meu email é aronb83@gmail.com

    ResponderExcluir
  47. Boa tarde,
    Meu nome é Vanessa Nailma, aluna do Bacharelado em Ciências e Humanidades, entrei na UFABC em 2011. Pretendo seguir meus estudos na área de Ciências Econômicas e Relações Internacionais.

    Além disso, tenho grande interesse no curso de Letras.
    Ainda estou fazendo o curso de Inglês e começo o Francês no mês que vem.
    vanessanailma@hotmail.com

    ResponderExcluir
  48. Boa tarde,
    Meu nome é Vanessa Nailma, aluna do Bacharelado em Ciências e Humanidades, entrei na UFABC em 2011. Pretendo seguir meus estudos na área de Ciências Econômicas e Relações Internacionais.

    Além disso, tenho grande interesse no curso de Letras.
    Ainda estou fazendo o curso de Inglês e começo o Francês no mês que vem.
    vanessanailma@hotmail.com

    ResponderExcluir
  49. Meu nome é Thaynã Yonashiro. Sou aluna do Bacharelado em Ciências e Humanidades, no qual ingressei em 2011. Pretendo cursar Ciências Econômicas como pós BCH. Não possuo domínio em nenhuma língua estrangeira, porém no momento curso inglês e tenho nível básico em espanhol.
    Email: thayna.yonashiro@hotmail.com

    ResponderExcluir
  50. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  51. Olá!
    Meu nome é Glória Maria Almeida da Silva,ingressei em 2011, estou no 4º quadrimestre de BCH e pretendo seguir na área de Ciências Econômicas e Políticas Públicas. Eu estudo também na Faculdade de Tecnologia Termomecanica no curso de Processos Gerenciais (Como se fosse um curso de administração enxuto), além de que quero também me aprofundar na língua inglesa e me aperfeiçoar no espanhol. Estou pensado em fazer iniciação científica, assim que eu terminar a FTT.
    Email:gloria.maria.as@gmail.com

    ResponderExcluir
  52. Olá, me chamo Iara Guimarães Paes Pires, ingressei no ano de 2011, portanto estou cursando o 4° quadrimestre de BCH na turma C matutina, pretendo cursar também ciências econômicas e tenho interesse pela área de políticas públicas. Estou terminando meu curso de inglês, porém ainda não falo fluentemente,tenho um conhecimento básico da língua espanhola e tenho como objetivo tornar ambas fluentes, e ainda, se possível aprender francês como uma terceira língua. Meu e-mail segue logo abaixo.
    iarady@hotmail.com

    ResponderExcluir
  53. Olá,

    Me chamo Jéssica Mary Pereira da Silva, ingressei na UFABC em 2011. Curso o segundo ano do BC&H e pretendo seguir meus estudos em Ciências Econômicas.

    Atualmente sou integrante/bolsista no Projeto de Extensão “Batuclagem Nas Escolas”, orientada pela Prof. Ana Maria Dietrich, em conjunto com outros integrantes desenvolvemos oficinas com crianças de 7 a 12 anos, unindo conhecimento acadêmico na área de meio ambiente com o mundo lúdico das histórias e da música, a fim de estimular o conhecimento sobre a reutilização do lixo reciclável, conceitos sobre meio ambiente e sua preservação.

    e-mail para contato: jessicamaryp@gmail.com

    ResponderExcluir
  54. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  55. Olá! Me chamo Karimi Caroline Gorri Taha, tenho 18 anos e ingressei no BCH ano passado. Meu objetivo era passar na UFABC mesmo para cursar Políticas Públicas, portanto, não prestei para mais nenhuma outra faculdade, ainda bem que deu certo né! Me interesso pelos cursos de RI e Gestão Territorial também, talvez faça pós-graduação em uma dessas áreas.
    Espero atuar no setor publico na área de políticas publicas mesmo, mas também tenho interesse no setor privado.
    Além disso, tenho formação técnica em Nutrição e Dietética que é uma das minhas paixões, um dia ainda irei me graduar em Nutrição. Fiz inglês e pretendo fazer francês e italiano.
    Espero que tenhamos um ótimo quadrimestre cheio de discussões construtivas, é claro!!
    Bjs a todos
    e-mail:karimi.gorri@hotmail.com

    ResponderExcluir
  56. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  57. Boa noite,
    Bom, meu nome é Matheus Nakamura, tenho 18 anos e ingressei ano passado na UFABC, estou no meu 4° Quadrimestre do BC&H e pretendo seguir na área de Relações Internacionais, talvez me forme também em Políticas Públicas. E depois disso gostaria de fazer, se possível, uma faculdade de jornalismo.

    Estou no início do meu inglês avançado, mas pretendo começar espanhol, e mais pra frente aprender outras línguas. Por enquanto tenho trabalhado com projetos sociais na igreja que frequento, apresentando peças em escolas. E também tenho trabalhado com Teatro há 4 anos, pois sempre gostei de me envolver com coisas voltadas ao cinema ou/e teatro.

    e-mail para contato: nakamura_mat@hotmail.com

    ResponderExcluir
  58. Ola, me chamo Jessica Tavares Cerqueira tenho 19 anos, ingressei na UFABC em 2010 no curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia intencionada na formação pós bi em Engenharia Biomédica. No ano de 2011 reingressei na UFABC, visto que na época nao havia ainda a resolução da transferência de curso. Desta vez em BCH com intenção de formação pós bi no curso de Politicas Publicas e posteriormente Relações Internacionais.
    Formação técnica em Usinagem pela escola Senai Manuel Garcia Filho, Formanda em Processos Gerencias pela Faculdade de Tecnologia Termomecânica. Escoteira durante 10 anos. Conhecimento Intermediário em Ingles e básico em Espanhol. Atualmente trabalho no Núcleo de tecnologia e Informação da UFABC - Seção de licitações.


    Email : cerqueira.je@gmail.com

    ResponderExcluir
  59. Opa, meu nome é Fábio Tajiri, tenho 21 anos, morador da cidade de Jundiaí. Ingressei na UFABC em 2010 no curso do Bacharelado em Ciência e Tecnologia. Cursei algumas matérias de física, matemática, algumas da engenharia de gestão, economia. Acabei tendo maior interesse nesta última parte. Estou em parceria com o professor Alberto Suen, em uma pesquisa sobre Índice de Governança Corporativa e sua influência no mercado de capitais. Acabei sendo classificado no concurso do Banco do Brasil este ano, mas ainda aguardo sua convocação, que se ocorrer de forma rápida, teria que trancar este quadrimestre. Aos finais de semana treino taiko(tambores japoneses). Espero ter atendido as expectativas da apresentação individual.
    Email: fabio.tajiri@aluno.ufabc.edu.br

    ResponderExcluir
  60. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  61. Olá, meu nome é Lucas Fernando Muniz Relvas, 20 anos, matriculado regularmente no Bacharelado em Ciências e Tecnologia. Pretendo fazer como curso pós-BCT o Bacharelado em Neurociência e Cognição, além de cursar várias disciplinas das humanidades durante esse meio tempo.

    email: lucasfmrelvas@gmail.com

    ResponderExcluir
  62. Leonardo Dworachek Asencio, nascido em São Bernardo do Campo no ano de 1993, ingressou na Universidade Federal do ABC em 2011 e cursa o Bacharelado em Ciências e Humanidades, com pretensão de fazer posteriormente o Bacharelado em Ciências Econômicas.

    Cursou os Ensinos Fundamental e Médio em escolas públicas e o Ensino Médio pelo Colégio Termomecanica, todos na Região do ABC Paulista.

    Possui nível intermediário de leitura e escrita na língua inglesa e nível semi-avançado nessas habilidades na língua espanhola. Além de desejar se aperfeiçoar nesses idiomas, pretende aprender as línguas francesa e italiana.

    No âmbito profissional, atualmente é servidor público federal na Universidade Federal do ABC, exercendo atividades do cargo de Assistente em Administração lotado na Biblioteca do câmpus de São Bernardo do Campo da instituição.

    Os contatos devem ser feitos através do e-mail leonardo.asencio@aluno.ufabc.edu.br

    ResponderExcluir
  63. Oi, sou o Victor Dias Tardelli Uehara, 20 anos. Estou no quarto quadrimestre do BC&H. Falo inglês e me viro no francês. Espero aproveitar a matéria.

    Meu e-mail: vdtu11@gmail.com

    ResponderExcluir
  64. Olá.
    Me chamo Lilian Ribeiro Antonio e ingressei na UFABC com a intenção de cursar Políticas Públicas, pois, achei que fosse o mais próximo de Ciências Sociais (o que eu queria realmente cursar). No decorrer dos quadrimestres percebi que PP não tinha muito a ver comigo, e passei a me interessar mais por Filosofia (curso que eu já pretendia fazer como segunda graduação desde o Ensino Médio).Ao final de 2011 ingressei como bolsista no PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), no Subprojeto Filosofia. Então tive certeza de que era este o curso que gostaria de seguir.
    Cursei todo o meu ensino básico em escolas estaduais, aprendi a língua inglêsa com meu tio (embora mais tarde tenha cursado um ano no Centro de Línguas Amadeu Olivério e 10 meses da Minds English School). Possuo espanhol básico.
    Hoje estou cursando as últimas disciplinas obrigatórias do BCH e envolvida em projetos sociais junto ao Grupo Escoteiro Jean Philippe Cousteau, do qual faço parte há 7 anos.

    Tenho boas expectativas em relação à disciplina, espero aprender o máximo possível.

    Lilian Ribeiro
    ribant.lilian@gmail.com

    ResponderExcluir
  65. Olá, meu nome é Andrea dos Santos Figueiredo, tenho 20 anos e estou cursando o terceiro quadrimestre do BC&H. Quando entrei na universidade tinha a intenção de fazer o curso de ciências econômicas, mas agora penso em tentar algum curso do BC&T.
    Sou fluente em inglês e pretendo começar um curso de italiano em breve.
    Andrea S. Figueiredo
    andrea.figueiredo@aluno.ufabc.edu.br

    ResponderExcluir
  66. Ola! Sou a Jéssica Camões, tenho 21 anos e curso BC&H. Comecei a graduação no BC&T e decidi mudar para o BC&H, hoje vou cursar Ciencias Economicas.

    Jéssica Camões
    jessicacamoes@gmail.com

    ResponderExcluir
  67. Olá, sou a Flaviane, tenho 33 anos e faço o Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia na UNIFAL, campus Varginha MG. Ingressei na UFABC no primeiro quadrimestre de 2012 como aluna de mobilidade acadêmica, com o objetivo de complementar meus conhecimentos na área de políticas públicas. Após o término do bacharelado farei especialização em Administração Pública.

    Meu contato: flaviane.mesquita@hotmail.com

    ResponderExcluir
  68. AQUI INICIAM AS APRESENTAÇÕES DOS ALUNOS INSCRITOS NA DISCIPLINA "TEORIAS DA JUSTIÇA" E QUE SE MATRICULARAM NO SEGUNDO QUADRIMESTRE DE 2013.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá professor,
      Meu nome é Leandro, ingressei na Ufabc em 2011 inicialmente no BC&T mas por ter maior afinidade com as disciplinas do BC&H mais especialmente as voltadas ao curso de Ciências Econômicas, decidi trocar de BI, pretendo me formar em Ciências Econômicas e em Relações Internacionais.

      Email: Leandro.innocente@aluno.ufabc.edu.br
      leandrob612@gmail.com

      Excluir
  69. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  70. Me chamo Jonas Martins Teixeira, ingressei no ano de 2010 no BCH , e já curso matérias do Bacharelado em Ciências Econômicas, o qual foi minha escolha como curso específico.
    Tenho conhecimento moderado da língua inglesa, comprovado pelo certificado FCE, o qual obtive no ano de 2010.
    Atualmente curso o 7º semestre de alemão.

    E-mail: jonas.mt@live.no

    ResponderExcluir
  71. Olá Professor,

    Meu nome é Larissa de Cássia Cruvinel, tenho 20 anos e ingressei no ano de 2011 no BC&H. Como pós-BI escolhi Ciências Econômicas, área que despertou meu interesse desde cedo. Falo Inglês e Espanhol e farei intercâmbio em breve. Pretendo iniciar novas línguas, também.

    Meu e-mail é laricruvinel@gmail.com

    Att.

    ResponderExcluir
  72. Matheus de Almeida Rodrigues, 20 anos.
    Nascido e criado em Avaré, interior de São Paulo, mudei-me para São Bernardo do Campo em 2012 exclusivamente para iniciar meus estudos na UFABC.
    Curso o Bacharelado Ciências e Humanidades. Posteriormente, como pós-BI, pretendo me formar em Filosofia e Relações Internacionais.

    E-mail: matheusavare@hotmail.com

    Att.
    Matheus.

    ResponderExcluir
  73. Boa tarde, professor. Meu nome é Danilo Nazario Lopes, tenho 20 anos, ingressei no BC&H no ano de 2012 com meta de cursar Ciências Econômicas. O desejo pelo curso provém, principalmente, de alguns meses de experiência profissional no setor contábil, trabalhando no Hospital Dom Antônio de Alvarenga, em São Paulo, entre os anos de 2007 e 2008. Possuo inglês fluente e alguns cursos extracurriculares, como o de Contabilidade Empresarial, pela Fundação Bradesco. Interesse particular pela área de finanças e pelo segmento de economia do esporte.

    email: danilo_nazario@hotmail.com

    ResponderExcluir
  74. Boa tarde professor, meu nome é Bruno Euzébio Cont, tenho 20 anos e ingressei no BC&H no ano 2012 objetivando cursar Ciências Econômicas, mas agora estou em dúvida graças ao curso de Políticas Públicas. Estudei a maior parte da minha vida no Colégio Santo Agostinho e possuo uma fluência intermediária em inglês e espanhol. Também fui seu aluno na disciplina Conhecimento e Ética. Espero aprender e contribuir com o processo de aprendizagem no decorrer das aulas!

    email: brunoeuzebiocont@hotmail.com
    ou eu_sou_nas@hotmail.com

    ResponderExcluir
  75. Olá Professor, Meu nome é Victor Rueda Mariotto, tenho 19 anos. Cursei o Ensino Fundamental em escola particular e o Ensino Médio na ETEC Getúlio Vargas, concluído em 2011. Fiz técnico em Edificações mas não me identifiquei com a área. Ingressei na UFABC em 2012 com o objetivo de fazer pós BI em Relações Internacionais mas no momento estou com maior interesse em ciências econômicas. Tenho inglês intermediário.
    email: mariotto.victor@gmail.com

    ResponderExcluir
  76. Olá professor!
    Meu nome é Louis Phelipe e tenho 19 anos. Ingressei na Universidade Federal do ABC em 2012 no curso de Bacharelado em Ciências e Humanidades com o intuito de fazer Ciências Econômicas após o Bacharelado Interdisciplinar e, após o início da graduação passei a me interessar também pelo curso de Políticas Públicas e pretendo cursá-lo.
    Cursei o ensino médio em uma pequena escola particular de ensino.
    Possuo espanhol básico, porém pretendo iniciar meu estudo quanto a língua inglesa.
    Fora a Universidade, exerço a atividade de atleta da modalidade de voleibol pela equipe da cidade de Jundiaí.

    Emails: louisphelipe93@gmail.com
    louis.phelipe@aluno.ufabc.edu.br

    ResponderExcluir
  77. Olá,

    Meu nome é Natasha Almeida Macedo, tenho 19 anos, conclui o ensino médio em 2011, em escola pública e fiz técnico Jurídico na ETEC Maria Augusta Saraiva.Fui estagiária do Fórum João Mendes, trabalhando com autuação de processos.
    Pretendo cursar pós-BI em políticas Públicas, terminei o PDPD em 2013, pesquisando representações sobre acesso à universidade pública, no caso os estudantes cotistas da UFABC. Também participo do projeto de extensão UFABC nas escolas.
    Sou coordenadora da Rede Emancipa - movimento social de cursinhos populares, que atua na cidade de São Paulo, Porto Alegre, Minas Gerais, São Carlos, promovendo aulas aos sábados de preparação para os exames vestibulares.

    Email: natashaalmeidamacedo@gmail.com

    ResponderExcluir
  78. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  79. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  80. Olá Professor,

    Meu nome é Carolina Fátima de Oliveira e Marques Paula. Sou paulistana e tenho 19 anos. Cursei ensino fundamental e médio em escolas particulares. Durante o 3º ano do ensino médio, em 2011, realizei paralelamente um curso pré-vestibular no Cursinho Objetivo. A princípio, eu havia escolhido cursar Relações Internacionais na PUC-SP, mas acabei ingressando no UFABC, em 2012. Participei do último Encontro Nacional dos Estudantes de Relações Internacionais (ENERI). No pós BI,cursarei Economia. Falo inglês em nível avançado, entendo e falo um pouco de espanhol e, no momento, estudo francês na Wizard.
    Meu email é carolfatima1@gmail.com
    Email: carolfatima1@gmail.com

    ResponderExcluir
  81. Boa noite professor,

    Meu nome é Beatriz Cotogno,tenho 19 anos,ingressei no curso de BCH em 2012,após a conclusão do mesmo pretendo cursar Relações Internacionais e posteriormente uma especialização em Direito Internacional.
    Me formei em 2011 no ensino médio pelo Colégio São Vicente de Paulo-Penha (bairro onde moro).
    Estou muito animada com suas aulas já que algumas amigas minhas veteranas já foram suas alunas e só tiveram elogios.

    Meu e-mail: bcotogno@hotmail.com

    ResponderExcluir
  82. Olá professor, meu nome é Kevin Campos Correia, tenho 19 anos, nasci e atualmente moro na cidade de São Bernardo do Campo, sou aluno do BC&H; minha formação do ensino médio foi na Escola Técnica Estadual Lauro Gomes, onde fiz também integrado ao médio um curso técnico de Automação Industrial.
    Domino a língua inglesa, o que me proporcionou atuar como professor de inglês em uma escola atualmente. Tenho o objetivo de me formar em Relações Internacionais e posteriormente em Políticas Públicas, tenho espanhol básico e pretendo me aprofundar em tal língua, como também em outras como francês e alemão.
    Meu email: kevinccorreia@live.com
    ou então kevinccorreia08@gmail.com
    Obrigado

    ResponderExcluir
  83. Olá professor.
    Meu nome é Beatriz Luan Silva Felício, tenho 20 anos, sou ingressante de 2012, pretendo fazer ciências econômicas após o BCH.
    Estudei em colégios particulares até a 8ª série, mas já o ensino médio cursei na ETEC Guaracy Silveira, em pinheiros.
    Durante 1 ano e meio fiz o curso técnico de administração na ETEC Guaracy Slveira, no período da tarde, paralelo ao ensino médio.
    Em 2011 cursei o curso pré-vestibular do Anglo e ingressei em 2012 na PUC em Ciências Econômicas, porém abandonei o curso por conta da UFABC.
    No ano de 2009 fiz um intercâmbio de 3 meses na Inglaterra estudando inglês na escola Inlingua em Cheltenham.
    Possuo inglês avançado, terminei o CPE em 2012 pela Cultura Inglesa, no mesmo ano iniciei o italiano porém tive de parar por conta dos horários não serem mais compatíveis.

    E-mail: bialuansfelicio@hotmail.com

    ResponderExcluir
  84. Ola Professor,

    Meu nome é Willian Habermann tenho 20 anos, sou de Rio claro interior de São paulo, me formei no ensino médio em 2010, em 2011 fiz um cursinho pré-vestibular, neste mesmo ano fui chamado para o tiro de guerra, servindo ao exército todo o ano de 2011, isso em grande parte me atrapalhou nos estudos. A UFABC nao foi minha primeira opção, ingressei na UFABC em 2012 e acabei gostando muito da proposta da universidade, entrei com o intuito de fazer Relações internacionais e Economia, e tenho vontade de seguir carreira diplomática

    Tenho inglês intermediário, comecei minhas aulas de francês no quadrimestre passado, tive espanhol no colégio, não aprendi muito mas entendo razoavelmente bem.

    Fiz a matéria Conhecimento e Ética quadrimestre passado com o senhor e gostei muito da forma como a matéria foi levada.

    Meu e-mail: hwillian@aluno.ufabc.edu.br

    ResponderExcluir
  85. Meu nome é Lucas Rossi Toselo,tenho 19 anos,nasci em São Paulo mas moro em São Caetano do Sul.Sempre estudei em colégio particular e terminei o ensino médio em 2010,fiz um ano de cursinho com o objetivo de entrar na FEA(USP) mas não passei na segunda fase.Entrei na UFABC em 2012 para cursar o BCH e posteriormente o Bacharelado em Ciências Econômicas,nesse mesmo ano realizei o serviço militar obrigatório.Tenho inglês avançado.Cursei a disciplina Conhecimento e Ética com o Sr.

    ResponderExcluir
  86. Olá professor,
    meu nome é Giovanna Rossini, tenho 19 anos e moro em São Paulo com a minha família.
    Venho de escola técnica pública e me formei em 2011. Entrei na UFABC em 2012 para cursar BCH e posteriormente Economia e Relações Internacionais.
    Sobre meu currículo, eu tenho formação técnica em Administração, inglês básico e italiano avançado.
    Cursei a disciplina Conhecimento e Ética no quadrimestre anterior com o Sr.

    E-mail: girossini1994@hotmail.com
    RA: 21072212

    Giovanna Rossini

    ResponderExcluir
  87. Boa noite professor,
    Meu nome é Luiz Roberto Azevedo Bignardi, 20 anos, nasci em Santos, mas morei grande parte da minha vida em São Vicente, estudei sempre em escolas particulares, me formei no ano de 2010 e em 2011 fiz cursinho pré-vestibular enquanto trabalhava como auxiliar de escritório, tenho inglês avançado e iniciei um curso de francês este ano, após concluir o curso de BC&H pretendo cursar Bacharelado de Ciências Econômicas.

    e-mail: luiz_bignardi@hotmail.com

    ResponderExcluir
  88. Boa noite, professor.
    Me chamo Ingrid Desihiê Antoniori, tenho 18 anos, ingressei no BC&H no ano de 2012 com o objetivo de cursar Relações Internacionais.
    Desenvolvo uma pesquisa, juntamente com a professora Adriana Capuano de Oliveira, sobre emigração brasileira - relacionando o potencial político das novas tecnologias de informação e comunicação ao movimento migratório em questão.
    Ainda me considero "intermediária" no domínio do inglês, tenho fluência no espanhol e sou iniciante no francês.


    Meu Email: inn.desihie@hotmail.com

    Abraços

    ResponderExcluir
  89. Olá,
    Meu nome é Hélio Júnior Oliveira Ferreira, tenho 19 anos e atualmente moro com meus Tios no município de Mauá-SP. Sou de Visconde do Rio Branco em Minas Gerais onde cursei o ensino fundamental na rede Estadual, meu ensino médio foi realizado no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - Campus Rio Pomba (IFET) aonde fiz também o curso Técnico em Alimentos encerrando em 2011. Ingressei na UFABC em 2012 no BC&H com a intenção de fazer o curso de Relações Internacionais e Politicas Publicas. Hoje participo do PDPD como voluntario junto com a professora Camila Dias, meu projeto tem como tema "O plano estratégico de fronteiras e outras ações do poder público no enfrentamento a criminalidade em áreas fronteiriças".

    E-mail: helio.jr2009@hotmail.com

    ResponderExcluir
  90. Olá,meu nome é Renan Telles Cardoso,tenho 18 anos e sou de São Paulo.
    Sou atualmente aluno do BC&T,porém pretendo mudar para o BC&H,afinal somente após entrar na universidade vim a descobrir que está estaria oferecendo o curso de Planejamento Territorial,o qual me despertou interesse.
    Me formei no ensino médio no Centro Paula Souza no ano de 2011,junto ao curso técnico de Mecatrônica.
    Tenho conhecimento relativamente básico do inglês e do espanhol.

    meu email é : renan_rtc@hotmail.com

    ResponderExcluir
  91. Olá Professor,

    Meu nome é Camila Mortari Piaceteli, tenho 18 anos e nasci e ainda moro em São Paulo, no bairro da Mooca. Ainda na Mooca estudei o Ensino Fundamental em uma escola privada católica, e o Ensino Médio na ETEC Profº Camargo Aranha, o tendo concluído em 2011. Sempre me interessei por Geografia (geopolítica), História, Economia e Ciências Sociais, e participei de um curso de Orientação Profissional no qual decidi que cursaria Relações Internacionais (pois sempre me interessei muito por Jornalismo, no entanto tornou-se inevitável em certo momento ignorar as dificuldades mercadológicas - e "de interesse" - da área, o que me fez desistir da mesma; embora ler e escrever sejam duas grandes paixões). Sendo assim, devido ao meu interesse em estudar em instituições públicas, em 2011 prestei vestibular para algumas e fui aprovada na Unesp em RI e na UFABC em BCH, no entanto desisti da Unesp pois o curso de RI se localiza em Marília e Franca, e não tenho interesse em me mudar para tão longe. Portanto me matriculei na UFABC em 2012 (onde tenho ótimas referências de uma prima que estuda no BCT), e pretendo também, na medida do possível, cursar além de RI, Políticas Públicas e talvez também Ciências Econômicas.

    Tenho nível avançado em inglês, nível intermediário em espanhol e estou no início de um curso de alemão - e tenho o intuito de estudar outras línguas, como o francês e o holandês, pois tenho como objetivo maior ser aprovada no concurso de Diplomacia e anteriormente em algum outro concurso público que eventualmente se torne de meu interesse.

    Meu email é kamila.star.p@hotmail.com ou camila.piaceteli@gmail.com

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  92. Olá Professor.

    Meu nome é Jonatas Silveira de Souza, tenho 20 anos, sou de São Paulo (capital), onde cursei integralmente os meus estudos no sistema público de educação.
    Fiz o meu ensino médio na ETE Prof° Aprígio Gonzaga (Zona Leste de SP), onde cursei conjuntamente o curso de Técnico em Segurança do Trabalho. Fiz cursos de inglês, alguns na área de Segurança do Trabalho e o de Jovem Empreendedor no UNIBANCO.
    Após ter feito um ano de cursinho preparatório ingressei na UFABC em 2012, para cursar Economia (preferencialmente) e Relações Internacionais, mas após o último quadrimestre pretendo optar como segunda opção o curso de Políticas Públicas.
    Tenho inglês intermediário e curso francês.

    Email: Jonatas.silveira@aluno.ufabc.edu.br

    ResponderExcluir
  93. Boa noite, professor.

    Meu nome é Danielle Romana Bandeira Silva, tenho 25 anos e ingressei na UFABC em 2011, pelo BC&T.

    Meu objetivo inicial era cursar Ciências Biológicas, mas no decorrer de dois anos e, especialmente, após cursar as disciplinas obrigatórias de Humanas, fui percebendo que minha afinidade era com as Ciências Humanas, não Biológicas. Foi então que decidi mudar para o BC&H.

    A disciplina de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) aumentou muito meu interesse por essa área, e agora desejo segui-la como linha de pesquisa (CTS e Filosofia/História/Sociologia das Ciências). Farei Bacharelado e Licenciatura em Filosofia e, provavelmente, seguirei para o mestrado e doutorado.

    Atualmente também sou extensionista do projeto Diversidades em Performances, coordenado pela professora Andrea Paula dos Santos. Crio e desenvolvo atividades relacionadas às diversidades de gênero, sexuais, étnicas e culturais, que fazem parte da minha agenda nos movimentos sociais dos quais participo e dos materiais de leitura de meu interesse.

    Minha leitura em inglês e espanhol é de nível intermediário; meu francês é básico. Em breve pretendo retomar os cursos de línguas que tive de interromper alguns anos atrás, e melhorar também as outras capacidades, as quais pratico com pouca frequência.

    Meu e-mail para contato é: drapeau.danielle@gmail.com

    ResponderExcluir
  94. olá professor.
    Meu nome é Luana Steck Sampaio, tenho 21 anos, sou da capital de SP, ingressei no BC&H em 2012, pretendo cursar ciências econômicas, desejo trabalhar no setor público em alguma autarquia como o Banco Central.
    Me interesso por política, história e tenho certo fascínio por estudar o período da segunda guerra mundial.
    Tenho inglês avançado, nível intermediário de francês e básico de alemão e espanhol.
    email: luanasteck@gmail.com

    ResponderExcluir
  95. Me chamo Chung Ting Chih, tenho 23 anos. Ingressei na UFABC em 2009 como BC&T, e pretendia seguir o curso de Engenharia de Materiais, mas acabei pedindo transferência para o BC&H em 2012 e agora planejo seguir com os estudos em Ciências Econômicas. Falo inglês e mandarim fluentemente, espanhol intermediário e russo básico. Fiz aulas de música (violino) por aproximadamente dois anos, mas infelizmente tive que parar com os estudos. Tenho grande interesse por literatura, principalmente literatura clássica.

    e-mail: chung.ting@aluno.ufabc.edu.br

    ResponderExcluir
  96. Rafael de Souza Cabral, 22 anos, moro em São Bernardo do Campo, concluí o ensino médio na FIEB - Fundação Instituto de Educação de Barueri em 2008, em 2010 comecei o curso de Administração na Universidade Federal de São Carlos mas tranquei, atualmente cursando BC&H, onde pretendo como pós bi Planejamento Territorial e Políticas Publicas, cursando inglês, mas ainda é intermediário.
    Email: rf.cabral00@gmail.com

    ResponderExcluir
  97. Me chamo Beatriz Luzia de Campos Manocchi, tenho 19 anos, sou ingressante de 2012 do Bacharelado em Ciências e Humanidades, pretendo cursar Bacharelado em Políticas Públicas como pós BI. Cursei o ensino médio na ETEC Júlio de Mesquita, em Santo André (cidade onde moro). Junto com o ensino médio cursei três semestre do curso técnico em Química, porém não cheguei a concluí-lo por ser muito divergente as minhas áreas de interesse.
    Atualmente, além da universidade, curso o técnico em Animação no CAV (Centro de Audiovisual de São Bernardo do Campo). Tenho muito interesse pela área de arte e cultura, e pretendo trabalhar no campo do audiovisual, desde as políticas de cultura e gestão de projetos culturais, até a parte prática da produção. Além disso estou cursando inglês (ainda no nível básico), porém tenho interesse em aprender mais algumas línguas, em especial o francês.

    EMAIL: beatriz.manocchi@gmail.com

    ResponderExcluir
  98. Olá professor!

    Entrei na UFABC em 2011 no BC&T, mas estou de mudança para o BC&H. Quero cursar Relações Internacionais e quem sabe, também filosofia - tenho grande interesse pela parte de Estética.

    Também sou formada em técnico em Meio Ambiente pela ETEC Júlio de Mesquita e sou fluente em inglês.

    email: mylena.bueno@hotmail.com

    ResponderExcluir
  99. Olá,

    Meu nome é Luiza de Freitas Nunes, tenho 21 anos. Fiz ensino fundamental e médio em escola pública estadual. Ingressei no curso de BC&H em 2012.
    Pretendo cursar Filosofia (Licenciatura e Bracharelado)- tenho pretensão, entre outras coisas, em dar aula aos alunos de ensino médio.
    Tenho também grande interesse pelos cursos de Políticas Públicas e Ciências Sociais.
    Tenho fluência em espanhol.
    Faço parte da Diretoria Social do DCE.


    Email: luiza_fnunes@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  100. Olá! Meu nome é Ana Jacqueline Olanczuk Raiser Nunes, tenho 18 anos, ingressei na UFABC em 2012 para o BC&H, após ter feito o Ensino Médio na ETEC Albert Einstein, na Zona Norte de São Paulo. Penso em fazer Relações Internacionais, puxando também algumas matérias de Políticas Públicas. Cursei "Conhecimento e Ética" com o senhor no quadrimestre passado. Tenho fluência em Inglês e desenvolvo alguma coisa em Espanhol também, por já ter tido a oportunidade de viajar para outros países.

    Email: anaj.olanczuk@gmail.com

    ResponderExcluir
  101. Olá. Sou Amanda Faria lima. Ingressei na UFABC no ano de 2012 e após concluído o BCH pretendo cursar Relações Internacionais. Cursei o Ensino Médio em Colégio Particular - Nossa Senhora do Consolata, em São Paulo.

    Email: amandafarialima1@gmail.com

    ResponderExcluir
  102. Olá professor, meu nome é Sabrina do Nascimento Cordeiro, tenho 19 anos e moro em São Bernardo do Campo.
    Estudei na rede pública de ensino até o Ensino Fundamental II, sendo que concluí o ensino médio Colégio Termomecanica, uma instituição privada.
    Ingressei na Universidade em 2012 ainda sem muita certeza do que seguir no pós-BCH, porém atualmente estou interessada em cursar Planejamento Territorial e quem sabe RI posteriormente.
    Tenho um conhecimento avançado em inglês, básico em espanhol e pretendo cursar outras línguas também,em especial francês e italiano.
    Me interesso bastante por arte contemporânea e design, inclusive pretendo fazer faculdade de Design de Interiores após concluir meus estudos na UFABC.
    E-mail: sabrina.nascimentocordeiro@gmail.com

    ResponderExcluir
  103. Olá professor,
    Meu nome é Lucas Romano tenho 19 anos, ingressei na ufabc em 2012, inicialmente pretendia cursar Economia, mas agora pretendo cursar Politicas Publicas. Possuo nivel intermediario de ingles e me interesso principalmente por Política e História.

    Email: lucasromanolopez@hotmail.com

    ResponderExcluir
  104. Olá Professor.
    Meu nome é Isabela Biscalchim Tavares, 20 anos, sou ingressante de 2012, pretendo fazer Ciências Econômicas como curso pós BCH ,e se conseguir Relações Internacionais.
    Estudei minha vida inteira em escola particular, quando sai do colégio fiz um ano de cursinho Objetivo.
    Possuo inglês avançado, cursei até o CPE1 na Cultura Inglesa.

    E-mail: isabiscalchim@hotmail.com

    ResponderExcluir
  105. oi, meu nome é Pedro Eduardo Piedade Freire, tenho 18 anos e sou de Santos. me formei no ensino médio em colégio particular no ano de 2011, fiz alguns meses de cursinho em 2012 e descobri que passei na ufabc, entrando pra cursar economia, apenas conhecendo a grade de ciências e humanidades, mas achei interessante a proposta de interdisciplinaridade. Pretendo fazer economia
    meu e-mail: pedro.eduardo94@yahoo.com
    Att.Pedro Eduardo

    ResponderExcluir
  106. Meu nome é Natália Borrasca Pereira, tenho 19 anos, sou de Santo André e ingressei no BCH em 2012. Cursei o ensino médio em escola particular, e na mesma época fiz um curso técnico em Agenciamento de Viagens. Quando entrei na UFABC não tinha ideia de qual pós-BI cursar, mas hoje me direciono para Relações Internacionais e depois Políticas Públicas.
    Possuo inglês avançado, sei apenas o básico em espanhol e estou aprendendo francês.
    e-mail: naty_bpereira@hotmail.com

    ResponderExcluir
  107. Meu nome é Guilherme Noronha de Arruda Melo.
    Tenho 21 anos e sou de Mogi Guaçu (interior de São Paulo), vim de escola publica mas fiz dois anos de cursinho. Minha primeira opção era a Unesp e consegui entrar nela no curso de Relações Internacionais, porem vim para a UFABC em 2012 por ser mais próxima da minha casa e oferecer melhores oportunidades de estagio na área que desejo atuar.
    Como dito anteriormente tenho interesse pelo curso de Relações Internacionais.
    Gosto de ouvir musica, ler, assistir filme e conversar (meu amigo G. Farias sabe bem hahaha).
    Tenho domínio da língua inglesa e pretendo aprender outras.
    Tem muito mais mas fico por aqui... hahahaha

    E-mail: melogn@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  108. Boa Noite
    Meu nome é João Lucas e tenho 20 anos. Ingressei na Universidade Federal do ABC em 2012 no Bacharelado em Ciência e Humanidades.
    Tenho formação em inglês e conhecimento em espanhol.

    email: pires425@terra.com.br

    ResponderExcluir
  109. Boa noite, Professor!

    Meu nome é Giovana Cavaggioni Bigliazzi e tenho 18 anos. Ingressei na Universidade Federal do ABC em 2012 no Bacharelado em Ciência e Humanidades com o intuito de cursar os pós-BI em Relações Internacionais e Economia. Cursei o Ensino Médio em escola privada em Santo André, o tendo concluído em 2011. Ainda pretendo iniciar um curso intensivo de inglês, apesar de já me comunicar, escrever e ler bem e com bastante facilidade neste idioma.

    Cursei a disciplina "Conhecimento e Ética" no quadrimestre passado com o senhor.

    Meu endereço de email é gii.bigliazzi@gmail.com

    Abraços!

    ResponderExcluir
  110. Meu nome é Gabriel Alvarez, e tenho 19 anos. Ingressei na UFABC em 2012, e no momento estou cursando o bacharelado em Ciências e Humanidades. Pretendo me formar em Planejamento Territorial e futuramente em Arquitetura, de forma a garantir um amplo conhecimento em planejamento urbano.
    Cursei quase a totalidade de meu ensino fundamental e médio em rede particular, mais precisamente na Unidade Jardim, em Santo André, e possuo um domínio razoável-avançado em Inglês.
    Esse ano eu almejo alcançar fluência e domínio profundo da língua inglesa e iniciar o curso de Planejamento Territorial, complementando-o com a disciplina de Planejamento Urbano na USP.

    gabriel@alvarez.com.br
    gabriel.alvarez.bpt@gmail.com

    ResponderExcluir
  111. Meu nome é Camila D’Angio Guanabara. Tenho 20 anos e sempre estudei em Escola Publica, onde me formei em 2010. Ingressei na Universidade em 2012 e pretendo me formar em Ciências Econômicas e Relações Internacionais após concluir o Bacharelado em Ciência e Humanidades.

    camiladangio@gmail.com

    ResponderExcluir
  112. Meu nome é Pedro Henrique Carrasqueira Zanei. Sou advogado, bacharel pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, e possuo graduação incompleta em Física pela Universidade de São Paulo. Atualmente, curso o BC&H, com formação específica em Filosofia.

    ResponderExcluir
  113. Olá professor,
    Meu nome é Lígia Nakadi Lindoso. Tenho 19 anos e tenho formação técnica em Informática com ênfase em Mecatrônica. Ingressei na UFABC em 2012, estou cursando o BCH e pretendo me formar em Ciências Econômicas. Tenho conhecimento avançado em inglês e intermediário em espanhol.

    e-mail: ligialindoso@gmail.com

    ResponderExcluir
  114. lá,Professor,
    Meu nome é Francisco Vasconcelos Cintra Júnior, tenho 20 anos,sou aluno do curso de Bacharelado de Ciências e Humanidades da UFABC, ingressando nesse em 2012.
    Estudei integramente o ensino fundamental em instituições de ensino da rede pública e quando ingressei no ensino médio passei a cursar a instituição de ensino particular, COC, estando como bolsista até o terceiro ano, qual não obtive bolsa integral.
    Sempre tive grande interesse nos estudos voltados as áreas da humanidades, com enfase em Sociologia, Historia, Geografia, Ciências Politicas e Filosofia. Sempre busquei conhecimento em tais áreas através de leituras e pequenos cursos e seminários qual participei, quais me deram um maior contato com os estudos de Relações Internacionais e Economia Politica.
    Após concluir o ensino médio fiz pequenas viagens para diversos países na Africa e Europa a fim de entrar em contato com diferentes culturas e nações, na tentativa de ampliar e embasar melhor meus conhecimentos em humanidades. Em um segundo período fiz outra viagem a Europa, mas desta vez sozinho, a fim de conhecer outras áreas.
    Em 2012 ingressei na Universidade Católica de Santos, no curso de Relações Internacionais, o qual ainda curso paralelamente a minha graduação no BCH na UFABC. Pretendo concluir a graduação nas duas universidades pois procuro obter uma formação ampla dentro dos estudos da RI's com diferentes enfoques que podem ser tomados dentro do nicho e também por ser um grande admirador destes estudos. Pretendo cursar o pós-BI em Relações Internacionais e posteriormente Economia ou Politicas Públicas. Tenho interesse em Para-Diplomacia, Direito Internacional Público e Direitos Humanos.
    Tenho como hobby a escrita e a musica,tendo chego a cursar estudos musicais num intervalo de 3 anos, tendo o foco não somente na pratica de um instrumento, mas no estudo das teorias musicais. Hoje reservo essa prática para curtos períodos de pratica sozinho.
    Possuo certa fluência na língua inglesa e espanhola,além de um breve conhecimento na língua catalã e francesa, mas pretendo estudar e reforçar meu conhecimento na língua francesa.
    Meu e-mail é: franciscovcintra@hotmail.com

    ResponderExcluir
  115. Olá!
    Eu sou a Michele Bonote. Entrei na UFABC ano passado no curso de bacharelado em ciências e humanidades e ainda não decidi que curso específico seguir. Eu já cursei 2 anos de ciências sociais na Universidade Federal do Piauí quando morei lá com meus pais. Ciências sociais sempre foi minha escolha principal, minha grande paixão, principalmente antropologia, porém ao longo do curso me decepcionei com muitas coisas, com o ambiente acadêmico, com as propostas de ensino, com a desistência de alunos desse curso, com a falta comprometimento pelos meus colegas de turma e principalmente com o mercado de trabalho que é muito limitado, além de vários outros problemas pessoais que lidei morando numa cidade distante da minha, por isso optei pela UFABC, pois está perto de minha cidade e apresenta um projeto muito interessante de ensino não limitante.
    Bom, além da minha graduação eu também gosto muito de cinema, música e literatura.

    email: michelebonote@hotmail.com (prefiro o hotmail)

    ResponderExcluir
  116. Bom noite, professor. Me chamo Camila de Oliveira Brito e tenho 19 anos. Entrei na UFABC em 2012 com a pretensão de cursar Relações Internacionais, entretanto, o curso de Planejamento Territorial também me interessou bastante, apesar da distinção dos cursos. Estudei todo o ensino médio no Colégio Termomecanica.
    Estou participando do programa PDDP e tenho como orientadora a professora Ana Dietrich, o tema é sobre a “ciência nazista” e as discussões éticas em contraste à política de eugenia, como bibliografia básica a própria professora me sugeriu a leitura do livro “Ética para Principiantes” do Sr.
    Possui inglês avançado e sou iniciante em alemão.

    email: camila.britoo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  117. Meu nome é Felippe de Oliveira, tenho 21 anos, e estou na UFABC desde 2010. Cursei todo o ensino fundamental e médio em escolas da rede publica. Atualmente cursando o BC&H, pretendo cursar Relações Internacionais como pós-BI. Possuo conhecimentos em inglês.

    Email: felippedeoliveira@outlook.com

    ResponderExcluir
  118. Olá professor,

    me chamo Henrique Vander G. dos Santos e tenho 20 anos. Estudei durante o ensino fundamental em uma escola particular na zona sul de São Paulo e o ensino médio em uma escola estadual junto com o ensino técnico pela ETEC Lauro Gomes, onde fiz Logística. Entrei no BC&H em 2012 e pretendo cursar Ciências Econômicas. Minha vontade é de atuar na economia política, no desenvolvimento econômico junto do social e portanto também pretendo cursar o bacharelado em políticas públicas. Porém, em um ritmo "mais lento", digamos assim.


    email: henriquevander@gmail.com

    ResponderExcluir
  119. Meu nome é Lucas Henrique, tenho 20 anos e sou estudante do Bacharelado em Ciências e Humanidades (ingressei no ano de 2012).
    Tenho interesses em Filosofia (principalmente nas áreas de Linguagem, Ética e Estética) e em Neurociência (na área de Cognição). Meu interesse por Ética é recente e foi provocado pelas aulas e leituras da matéria "Conhecimento e Ética", ministrada pelo senhor no quadrimestre passado.

    e-mail: lucashenrique3193@gmail.com

    ResponderExcluir
  120. Lucas Caetano de Faria, 19 anos. Ingressei na Universidade Federal do ABC em 2012 e, desde então, curso o Bacharelado em Ciências e Humanidades. Pretendo seguir em Relações Internacionais como curso pós bacharelado interdisciplinar, entretanto tenho grande interesse em Políticas Públicas e curiosidade, a qual considero promissora, em Filosofia. Me formei no ensino médio, em 2010, na ETEc Getúlio Vargas, onde iniciei um curso técnico de eletrônica nunca terminado. O qual serviu para direcionar meus interesses e preferências no âmbito profissional e acadêmico. Também participei do grêmio estudantil da ETEc. Tenho muita dificuldade e até certo desinteresse nas matérias consideradas exatas. É a política, de forma geral, o que mais me atrai.

    E-mail: lucasxucaetano@gmail.com ou lucas.caetano@aluno.ufabc.edu.br

    ResponderExcluir
  121. Olá,
    Me chamo Rafael Akio de Miranda Pinto, nascido e residente no município de Ribeirão Pires. Estudei o ensino fundamental em escola pública para posteriormente cursar o ensino médio num colégio particular. Sempre fiz cursos referentes a artes plásticas e ilustração até o momento em que comecei a trabalhar com publicidade e propaganda - logo após o EM. Depois de um período só trabalhando, ingressei na UFABC em 2012 com intuito de cursar o bacharelado em Políticas Públicas após o curso de bacharelado de ciências e humanidades.
    Meu email é: rakio@aluno.ufabc.edu.br

    ResponderExcluir
  122. Bom dia professor, primeiramente, desculpe pelo atraso, mas me perdi um pouco no blog..

    Meu nome é Carolina Nunes Gusmão Romero, tenho 20 anos e ingressei na universidade em 2011, por motivos particulares não pude cursar essa disciplina no quadrimestre ideal. Meu interesse no pós-bi é o bacharelado em relações internacionais, do qual sou monitora.

    Cursei o ensino médio na Ete Lauro Gomes, e fiz curso técnico em administração.

    Tenho domínio avançado em língua inglesa, intermediário em espanhol e básico em italiano. Tenho interesse de ingressar na carreira diplomática.

    Meu e-mail é: carolngusmao@gmail.com

    ResponderExcluir
  123. Olá, sou Diego Torquato Camilo, tenho 19 anos, nasci e cresci na cidade de São Paulo. Estudei integralmente em escola pública, e sou profissional de design gráfico de nível técnico. Ingressei na UFABC em 2012, e atualmente me dedico ao projeto de extensão de Desigualdade Regional e Políticas Públicas. Estou em dúvida qual curso seguir pós-BC&H, porém estou propenso ao curso de Relações Internacionais.

    diegotcamilo@gmail.com

    ResponderExcluir
  124. Olá professor!
    Meu nome é Marina Tavares e tenho 21 anos. Ingressei na Universidade Federal do ABC em 2012 no curso de Bacharelado em Ciências e Humanidaes com o intuito de fazer Ciências Econômicas após o Bacharelado Interdisciplinar. Após o início da graduação passei a me interessar pelo curso de Políticas Públicas e pretendo cursá-lo após minha primeira opção.
    Cursei o ensino médio na rede pública de ensino.
    Possui inglês básico, porém acabo de retomar meu estudo desse idioma.

    Meu e-mail: marina.tavares@aluno.ufabc.edu.br

    ResponderExcluir
  125. Meu nome é Jéssica Mayumi Tomigawa, tenho 20 anos. Cursei o Ensino Fundamental e Médio no Colégio Objetivo e fiz cursinho no Anglo, ambos em São Caetano do Sul. Trabalho desde 2009 como secretária em um consultório médico, no período da tarde.
    Estava matriculada na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em Administração com linha de formação em Comércio Internacional, porém desisti do curso ao ingressar no BC&H, em 2012. Pretendo cursar pós-BI em Relações Internacionais e Ciências Econômicas.
    Tenho facilidade em ler, escrever e falar em Inglês. Fiz um curso de Japonês, porém compreendo bem pouco o idioma.

    E-mail: jessica_tomigawa@hotmail.com

    ResponderExcluir
  126. Olá professor!

    Me chamo Daniele Rodrigues de Faria, tenho 19 anos e ingressei na UFABC em 2012, no BC&H. Pretendo cursar Ciências Econômicas e Filosofia como pós-BC&H.
    Trabalho como auxiliar administrativo em uma pequena empresa em São Paulo e possuo nível intermediário em inglês.

    E-mail: danirodrigues_f@hotmail.com

    Daniele Rodrigues de Faria

    ResponderExcluir
  127. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  128. Olá
    Meu nome é Alexandra Saphyre de Oliveira, tenho 45 anos e sou paulistana.
    Cursei o ensino fundamental e médio em escolas públicas, após concluir o ensino médio, fiz uma série de cursos profissionalizantes:
    - Arte Publicitária e Ilustração - Escola Panamericana de Arte
    - Programação em Clipper - Servimec
    - Modelagem industrial - Pró-moda
    - Cabelereira - SENAC
    - Técnico em Comunicação Visual - Centro Paula Souza.
    Em 2011, por influência de um amigo (aluno do BCT)estudei por alguns meses num cursinho pré-vestibular , prestei FUVEST e ENEM, na FUVEST só consegui ser aprovada na primeira fase e pelo ENEM consegui uma vaga na UFABC.
    Iniciei o BCH em 2012 e pretendo cursar, como pós BI, Políticas públicas.
    Nunca fiz cursos de idiomas, mas, leio com relativa tranquilidade textos em Espanhol e aprendi um pouco de Inglês como autodidata, através de letras de músicas, e hoje tento aprimorar esses conhecimentos conversando através de sites de relacionamentos online com pessoas dos EUA, Reino Unido e Nova Zelândia.
    Meu e-mail é safire.oliveira@gmail.com

    ResponderExcluir
  129. Meu nome é Bruno Pestana Macedo, oriundo da cidade de Santos e portanto surfista e santista roxo! Tenho 19 anos e ingressei na UFABC em 2012 para cursar o BCH e posteriormente Ciências Econômicas. Cursei o ensino médio em escola particular. Sou formado em inglês com certificado nacional apenas pelo Centro Cultural Brasil e Estados Unidos. Faço aulas de alemão há 4 anos e farei o exame de proficiência pelo Goethe Institut em junho.
    Tenho interesses em esportes em geral e música. Toco instrumentos de corda em geral e também sou ritmista e diretor da INFANTERIA (bateria da UFABC).

    meu e-mail é brunopestana94@hotmail.com

    Abraço

    ResponderExcluir
  130. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  131. Meu nome é Rafael Pereira da Silva. Nasci em São Paulo, mas por enquanto moro em Santo André para facilitar os estudos. Tenho 21 anos e ingressei na UFABC em 2012 no BCH para posteriormente cursar RI. Estudo inglês e francês. Cursei técnico em Comunicação Visual e estudei em escola pública estadual.
    Gosto de esportes e música de uma forma geral.

    rafael.0791@gmail.com

    Abraço!

    ResponderExcluir
  132. Boa noite,
    Meu nome é Kailla Oliveira Santos, tenho 20 anos. Conclui o ensino médio em 2011, na ETEC Guaracy Silveira, fiz técnico de administração. Ingressei na UFABC em 2012 no Bacharelado de Ciências e Humanidades. Pretendo cursar Filosofia como pós-BI e também Relações Internacionais.
    Atualmente estou terminando o meu PDPD juntamente com o professor Gerardo Silva sobre o que acontece com os royalties no litoral paulista. Participo também do projeto de extensão: III Olimpíada de Filosofia do Estado de São Paulo, junto com a professora Patricia Velasco e um outro aluno da ufabc.
    Estudo francês e toco piano.

    Meu email: kailla_lyla@hotmail.com

    Abraços.

    ResponderExcluir
  133. Olá, professor Peluso.

    Meu nome é Andrezza Gonçalves, tenho 18 anos e nasci na cidade de São Paulo. Cursei parte do ensino fundamental e o ensino médio em um colégio particular na cidade de Itanhaém. Ingressei na UFABC no Bacharelado em Ciências e Humanidades com o intuito de cursar Relações Internacionais. Tenho domínio avançado da língua inglesa e iniciarei o curso de francês neste quadrimestre.

    Meu endereço de e-mail é: drezza@live.com ou andrezza.goncalves@aluno.ufabc.edu.br.

    Atenciosamente,
    Andrezza.

    ResponderExcluir
  134. Olá Professor,
    Me chamo Juliana Strinta, tenho 19 anos. Cursei o ensino fundamental e médio em escola privada em São Bernardo do Campo. Durante o ensino médio, segundo o regimento da escola, cursei o terceiro ano integrado com o Cursinho Pré-Vestibular Poliedro. Ingressei na UFABC em 2012 no BCH com interesse no pós-BI de Filosofia, tanto bacharelado quanto licenciatura. Durante o processo acadêmico também inclinei-me para o pós-BI em Políticas Públicas, com enfoque em Arte e Cultura.Tenho interesse em Cinema e Audiovisual e também mídia escrita. Tenho inglês intermediário pela Access Internacional School integrado com o ensino de línguas no ensino médio, concluído em 2011. Tenho interesse em estudar outras línguas como o italiano e o francês, mas não consigo conciliar com os horários das faculdades. Tenho facilidade em leitura e escrita; aprecio filmes, documentários e séries; e música, toco bateria e gaita de boca, mas não tenho praticado com tanto afinco.

    email: julianaastrinta@hotmail.com

    ResponderExcluir
  135. Olá professor!
    Meu nome é Marina Müller Gonçalves,moro em São Paulo e tenho 19 anos. Cursei o ensino médio na rede particular e ingressei na UFABC em 2012 para cursar o BCH. Inicialmente eu pretendia cursar economia como curso pós BI, mas ao longo dos dois primeiros quadrimestres mudei de ideia e agora pretendo fazer Relações Internacionais, sem descartar totalmente a ideia de estudar economia posteriormente.
    Curso o nível avançado de inglês na Cultura Inglesa.
    No momento trabalho na Lacoste do Shopping JK Iguatemi, o que me toma muito tempo e muitas vezes interfere nos meus estudos, porém, estou tentando me organizar para que isso deixe de acontecer.
    Meu email é: marinamullerg@hotmail.com
    Atenciosamente
    Marina

    ResponderExcluir
  136. Boa noite, Professor!
    Me chamo Rebeca Mario Martins e ingressei na UFABC em 2012. Tenho 20 anos, sou natural da cidade de São Paulo, onde sempre morei. Durante toda a minha vida tive acesso ao ensino particular de estudo, no Colégio Notre Dame Rainha dos Apóstolos. Em razão da greve em 2012, a falta de ter o que fazer me incentivou a ir atrás de trabalho. Desde então, leciono inglês, idioma no qual eu sou fluente. No momento estou tentando aprender sozinha o Italiano. Tenho muito interesse no curso de direito mas pretendo seguir o pós BI em Relações Internacionais e se possível o curso Políticas Públicas.

    Meu email é: rebecamariomartins@gmail.com

    Rebeca M.

    ResponderExcluir
  137. Bom dia professor
    Eu me chamo Lucas Carvalho Davanso, ingressei na UFABC em 2012, tenho 19 anos de idade, sou de santo andré, onde sempre estudei no ensino particular, e me formei do ensino médio no colégio objetivo.
    Tenho conhecimento da língua inglesa avançado, espanhol básico aprendido com pessoas que o tem como língua nativa, tenho conhecimento intermediário do italiano e estudei qualquer base rudimentar do francês, e pretendo aprender essas línguas até estarem fluentes e cursar outras 4 ou 5.
    Quanto ao BI, pretendo seguir para a área de relações internacionais e/ou políticas públicas, escolhi a UFABC justamente pela minha falta de certeza quanto ao meu futuro.
    Meu email é lucas.davanzzo@hotmail.com
    Lucas C Davanso

    ResponderExcluir
  138. Olá professor..

    Meu nome é Ana Christia Santos Vieira e ingressei na UFABC em 2012. Atualmente estou cursando o quarto quadrimestre do Bacharelado em Ciências e Humanidades e após este, pretendo cursar o Bacharelado em Relações Internacionais. Meus estudos foram realizados em grande parte em escola pública(ensino fundamental completo) e outra pequena parte em escola privada(ensino médio). Pretendo cursar alguns idiomas que são fundamentais para a carreira internacional. Tenho conhecimento intermediário de inglês, continuo estudando para atingir a fluência, e estou iniciando o espanhol latino-americano.
    São muitas as possibilidades acadêmicas existentes nesta Universidade,e acredito que, com dedicação e esforço, poderei ter acesso a grandes oportunidades.

    Email: anachristia.vieira@gmail.com

    Ana Christia Vieira.

    ResponderExcluir
  139. Meu nome é Fernando Santiago Moraes da Rocha, tenho 20 anos e entrei no BCH em 2012. Desde a pré escola até o ensino médio e o cursinho estudei no Colégio Objetivo, pois meu pai é professor nessa escola. Após o BCH eu vou estudar Relações Internacionais e após isso Economia e/ou Políticas Públicas. Após minha formação pretendo trabalhar em alguma empresa multinacional ou banco, não quero seguir na diplomacia. Provavelmente eu faça uma pós-graduação ou mestrado na área de administração, para complementar o estudo e me qualificar melhor para a procura de emprego.

    Email: fernando_santiago92@hotmail.com

    Fernando Santigo Moraes da Rocha

    ResponderExcluir
  140. Olá, Professor.
    Meu nome é Maria Laura Ribeiro dos Santos, tenho 21 anos. Sou paulistana, estudei em escola pública até a metade do ensino médio e depois o concluí em uma particular no ano de 2008. Fiz curso pré-vestibular durante alguns anos, pois desejava estudar outro curso, mas por alguns motivos alterei os meus planos e optei pela UFABC.
    Passei na UFABC no ano de 2012 e no início pretendia cursar Relações Internacionais, no entanto acabei mudando para Economia e deixando RI para segundo plano.
    Ainda faço curso de inglês e começarei as aulas de francês esse mês.

    E-mail: marialaura.ribeiro@hotmail.com

    ResponderExcluir
  141. Meu nome é Paula Endriukaitis, tenho 19 anos e ingressei na Ufabc no ano de 2012, no bacharelado de Ciências e Humanidades. Tenho por objetivo cursar o pós-BI em Relações Internacionais, e talvez Políticas Públicas, posteriormente. Estudei no mesmo colégio, particular, da primeira série do Ensino Fundamental, até o terceiro ano do Ensino Médio. Tenho inglês avançado, lido bem com o espanhol e curso alemão há pouco mais de um ano e meio.

    ResponderExcluir
  142. Bom dia, professor.

    Me chamo Lucas Passeri Moraes, tenho 18 anos e sou de São Paulo, capital. Cursei todo meu ensino fundamental em escola particular e os três anos do ensino médio na ETEC Martin Luther King, também em São Paulo. Me formei no ano de 2011 juntamente com a conclusão do ensino técnico em marketing, e logo em 2012 ingressei na UFABC no BC&H acreditando em seu projeto acerca de uma interdisciplinaridade, porém já visando o curso pós-BI de ciências econômicas.
    Atualmente sou bolsista do programa "Pesquisando Desde o Primeiro Dia" (PDPD) sendo orientado pelo prof.dr. Cláudio L.C. Penteado tendo como tema de pesquisa internet e política, mais precisamente a utilização de ferramentas online pelo movimento dos trabalhadores rurais sem terra (MST). Sou fluente em inglês, formado pelo núcleo de idiomas do SENAC e estou iniciando o curso de língua alemã no Instituto Berliner, filiado ao Instituto Goethe.
    Meu e-mail para contato é: lucas_passeri@hotmail.com / lucas.moraes@aluno.ufabc.edu.br

    Atenciosamente,
    Lucas Passeri Moraes.

    ResponderExcluir
  143. Meu nome é Renato Rodrigues dos Santos, tenho 20 anos, nasci e moro em São Bernardo do Campo. Terminei a escola em 2010, sempre estudei em escola pública. Em 2011 Ingressei na Universidade Federal do ABC no Bacharelado em Ciência & Tecnologia, com a intenção de fazer Engenharia de Gestão, mas ao longo do curso percebi que não era a minha área. No começo de 2013 eu consegui transferência para o Bacharelado em Ciências & Humanidades. Pretendo fazer Políticas Públicas, já até fiz algumas matérias, e pretendo seguir carreira acadêmica. Tenho inglês intermediário, espanhol básico, informática profissionalizante (2009) e técnico em Mecatrônica (2010) pela ETEC Lauro Gomes.

    Meu e-mail é: renatorsantos@outlook.com

    ResponderExcluir
  144. Boa Tarde!

    Meu nome é Robert Vagner Soares da Paixão Junior, tenho 22 anos, sou aluno do segundo ano do BCH, Pretendo cursar Ciências Econômicas como pós-BCH e Sou aluno bolsista do projeto de extensão "III Olimpiada de Filosofia do Estado de São Paulo".

    E-mail: robert.colasso@hotmail.com

    ResponderExcluir
  145. Olá!

    Meu nome é Natália Gregório Piedade, tenho 25 anos, curso BC&H com ano de ingresso em 2012. Eu escolhi a UFABC pelo projeto pedagógico diferenciado e ainda não tenho definido qual curso pós-BC&H eu seguirei. Tive experiência acadêmica com pesquisa através do PDPD, a qual foi voltada para a filosofia política. Desejo carreira pública e tenho muito interesse na área jurídica.

    E-mail: nagregoriop@gmail.com

    ResponderExcluir
  146. Olá,

    Meu nome é Lívia Maria Cianciulli, sou ingressante de 2012 no BC&H e pretendo cursar Economia e Filosofia. Tenho 20 anos, sou professora de inglês, estudo italiano e alemão quando posso e me interesso muito por Cinema. Ainda não tenho ideia com o que trabalhar, mas gostaria de algo mais autônomo.

    E-mail:livia.cianciulli@gmail.com

    ResponderExcluir
  147. Boa tarde,

    Meu nome é Fernanda Andreia Nascimento, ingressei na UF no ano de 2012, no curso BC&H. Pretendo seguir na área de Filosofia ou Políticas Públicas. Tenho 19 anos, trabalho no Administrativo da empresa Via Varejo S/A, tenho inglês intermediário e pretendo aprofundar meus estudos nessa língua.

    E-mail: fernanda.nascimento.btk@gmail.com

    ResponderExcluir
  148. Olá professor,
    Meu nome é Felipe de Carvalho Pereira, 20 anos, ingressante do BC&H em 2012, interessado em cursar Economia como pós-BI. Antes de entrar na UFABC estudei até o ensino médio em instituições privadas. Não tenho interesse em trabalhar no setor público, tenho preferência por instituições financeiras. Tenho inglês avançado, espanhol básico e noções básicas de francês.
    E-mail: carvalho.fpereira@gmail.com

    ResponderExcluir
  149. Olá professor, meu nome é Yuri Dal Ré e tenho 19 anos. Nasci em São Paulo, mas moro em São Bernardo do Campo.
    Cursei os dois primeiros anos do ensino médio no Colégio Termomecanica até ingressar no curso de Mecânica de Produção Veícular, pelo SENAI Mercedes-Benz, empresa em que trabalho atualmente. Devido à incompatibilidade de horários concluí o ensino médio no Colégio Singular, em 2011.
    ingressei na UFABC em 2012, no BC&T, com objetivo de cursar o pós-BI em Engenharia de Gestão. Entretanto, acabei me identificando muito mais com as matérias do BC&H e pretendo me formar em Ciências Econômicas e Relações Internacionais.
    Possuo nível intermediário de inglês e conheço o básico de espanhol. Meu tempo livre se perdeu em algum lugar entre esses cursos, a faculdade e o trabalho, mas como gosto muito de ler e de música , sempre que possível, procuro encaixar essas atividades entre as obrigações.

    E-mail: dalreyuri@hotmail.com

    ResponderExcluir
  150. Olá professor, meu nome é Raquel Ribeiro Rios, tenho 19 anos, estudei o ensino médio no Colégio Termomecanica. Ingressei na universidade em 2012 no BC&H, interessada somente no curso de Ciências Econômicas, no entanto minhas pretensões atuais são as de cursar Ciências Econômicas e Relações Internacionais.Tenho um projeto de iniciação científica na universidade voltado para a área de economia, mais especificamente, pesquiso sobre desenvolvimento econômico local na região do Grande ABC, agora presto monitoria no eixo de pensamento, expressão e significado.Possuo domínio avançado em inglês.

    email: raquelribeirorios93@gmail.com

    ResponderExcluir
  151. Meu nome é Rebeca D'Almeida, sou estudante do BCH desde maio de 2010 e pretendo me formar no curso de politicas públicas. Antes disso fiz ensino médio na ETEC Julio de Mesquita em Santo André e curso livre e técnico de música na Fundação das Artes de São Caetano do Sul, também estudei francês por três anos e fiz aulas de dança contemporânea. Sou responsável por um grupo de 30 adolescentes na minha igreja e sou monitora do BPP.

    email: rebecad@uol.com.br

    ResponderExcluir
  152. Meu nome é Rafael Stankevicius Lima, tenho 22 anos e entrei na UFABC em 2010. Fiz ensino fundamental e médio em escola particular. Pretendo me formar em economia. Tenho conhecimentos do pacote office e inglês avançado

    e-mail: rlimasos@gmail.com

    ResponderExcluir
  153. Meu nome é Victor Ferrer Bortoni, tenho 21 anos e ingressei na UFABC para o BCH em 2011. Sempre estudei em escola pública e fiz cursinho para poder passar no vestibular. Tenho espanhol avançado e sou fluente em inglês; inclusive trabalho com idiomas, dou aulas de inglês na Wizard.

    victorferrerbortoni@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  154. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  155. Olá professor,

    meu nome é Ellen Cristine Aparecida Sales, tenho 22 anos e sou de São José dos Campos, no interior de São Paulo. Fiz o ensino médio em escola particular na minha cidade, onde cursei dois anos de técnico em informática. Possuo formação como técnica em eletroeletrônica pelo SENAI e trabalhei por dois anos na Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer). Cursei Engenharia Ambiental na Universidade do Vale do Paraíba, mas minha aptidão sempre foi pelas humanas. Prestei o vestibular e tive aprovações em algumas universidades federais, optando pela UFABC. Ingressei no BCH e pretendo cursar como pós-BI o curso de Relações Internacionais. Tenho grande interesses pela política nacional e internacional, e quero atuar na carreira diplomática. Minha grande paixão também é o Cinema. Faço Iniciação Científica, onde estudo a perspectiva do cinema no século XXI, com ênfase nas trajetórias e impactos do cinema ativista contemporâneo, e participo do curso de extensão "Cinema e vídeo: uma experiência estético-filosófica".

    Meu e-mail é ellen.sales@hotmail.com
    RA:21021712

    Obrigada pela atenção!

    ResponderExcluir
  156. Boa tarde, Professor Peluso.

    Sou Thaís Regina Servidoni,tenho 20 anos. Cursei o ensino médio na Escola Técnica Estadual Getúlio Vargas e fiz um ano de técnico em química na mesma instituição.Ingressei na UFABC em 2012 e participo,como bolsista, do programa Pesquisando Desde o Primeiro Dia (PDPD), sob a orientação do professor Luiz Fernando Barrére, o tema de nossa pesquisa é a constituição do poder político na modernidade. Pretendo cursar após o BCH os Bacharelados em Ciências Econômicas e em Relações Internacionais.Sou iniciante em espanhol e fluente em inglês.

    Email : thais.servidoni@aluno.ufabc.edu.br

    ResponderExcluir
  157. André Cezar Ribeiro, tenho 21 anos, moro em Santo André, concluí o ensino médio na ETE Lauro Gomes, onde também fiz o curso de Mecatrônica, no ano de 2009. Ingressei no BC&H no ano de 2012 e pretendo fazer, de curso pós bi, Relações internacionais e Ciências Econômicas, cursando inglês, mas ainda com conhecimento básico.
    Email: andre_cezar@hotmail.com.br

    ResponderExcluir
  158. Vinicius Yepez do Lago, tenho 22 anos, moro em São Caetano do sul desde 2001. Estudei no colégio Objetivo, entrei na UFABC no ano de 2012 para cursar o BCH e posteriormente o curso de Ciencias Econômicas. Tenho inglês avançado.
    Email: vinicius.yl@gmail.com.

    ResponderExcluir
  159. Vitor Rodrigues de Moura Orban, tenho 23 anos, moro em São Caetano do sul a vida toda. Estudei no colégio Eduardo Gomes, entrei na UFABC no ano de 2009 para cursar o BCT e posteriormente o curso de Engenharia de energia. Esse ano decidi ir para o BCH pois acredito que BCT não seja minha área. Iniciante em alemão e Avançado em ingles.
    Email: vitorban@hotmail.com

    ResponderExcluir
  160. Oi, meu nome é Hellen Cristina Muniz de Oliveira, tenho 18 anos e faço BC&H. Ingressei na UFABC em 2012, logo após ter me formado no ensino médio no colégio termomecanica. Eu me formei no inglês há 3 anos, mas pretendo voltar a estudar em breve, atualmente estou aprendendo francês. Depois que eu me formar no bacharelado interdisciplinar, pretendo cursar Economia e, se possível, Relações Internacionais.
    Em 2011 fiz parte de um projeto que arrecadou mais de 3000 livros para a criação de uma biblioteca comunitária sediada no prédio da ong Solano Trindade, que trabalha com a cultura afro-descendente, com foco em jovens de baixa renda.
    Meus interesses pessoais são,basicamente, filmes, música e o estudo de psicopatologias, sendo que pretendo intensificar meus estudos nessa áreae buscar uma graduação.
    Meus e-mail é he_cris@hotmail.com

    ResponderExcluir
  161. Meu nome é Barbara Frugoli da Silva.Estudei na ETEC Júlio de Mesquita de 2009 a 2011 e entrei na UFABC em 2012 com interesse no pós-BI em Ciências Econômicas. Estou cursando o 4° Quadrimestre do BC&H. Possuo inglês intermediário.

    ResponderExcluir
  162. Meu nome é Ayrton Nascimento Silva, tenho 19 anos, cursei o Ensino Médio na ETEC Lauro Gomes (São Bernardo do Campo), concluído em 2011, além do curso técnico em Logística, concluído na mesma instituição e no mesmo ano. Tenho inglês em nível intermediário. Ingressei na UFABC no ano de 2012, curso BC&H, tendo pretensão de fazer Pós-BI em Ciências Econômicas e, posteriormente, Relações Internacionais. Tenho interesse em atuar na área de finanças.

    email: ayrton.ayrton@hotmail.com

    ResponderExcluir
  163. Olá professor, meu nome é Mateus Baeta Diógenes, ingressei no BCH em 2012, tenho pretensão de fazer Ciências Econômicas como pós BCH. Possuo inglês avançado.
    e-mail: mateus.baeta@aluno.ufabc.edu.br

    ResponderExcluir
  164. Meu nome é João Paulo Silva de Oliveira, tenho 20 anos e sou do Paraná. Entrei na UFABC em 2012, sou aluno do BCH e pretendo fazer Ciências Econômicas no meu pós-BI. Fiz um curso de 2 anos de Eletricista de Manutenção no SENAI pela Bridgestone do Brasil, ao mesmo tempo que fazia estágio e o ensino médio. Estudei em escola rural até o nono ano, e sempre estudei em escola pública. Trabalhei na área elétrica dos 15 aos 18, que foi quando entrei na universidade. Atualmente sou professor de Administração em um curso de assistente administrativo durante a semana e sou professor de Informática nos sábados. Na universidade participo como voluntário, sempre que posso, de alguns projetos e eventos, também sou pesquisador voluntário, e minha pesquisa é na área de politicas públicas, com o tema "Cotas nas universidades públicas - Do acesso à permanência de alunos das escolas públicas na UFABC".

    Meu e-mail é:
    jpso_93@hotmail.com

    ResponderExcluir
  165. Olá professor. Meu nome é Diogo Pereira Prando, sou de Campinas. Estudei tanto o ensino fundamental quanto o médio em escolas particulares. Possuo nível intermediário de inglês. Ingressei na UFABC em 2012 em função do curso de ciências econômicas. Atualmente não tenho tanta certeza em relação ao curso.

    Email: diogopprando@gmail.com

    ResponderExcluir
  166. Olá, sou Johny Eskelsen Caribé, sou de São Paulo - SP. Tenho 20 anos, estudante de escola pública durante toda a minha vida, ingressei na UFABC em 2012 no BC&H pois não havia tirado nota acima da nota de corte para adentrar no BC&T. Tinha vontade de fazer Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica, mas descobri que gosto muito mais da ideia de me formar Cientista Econômico do que um Engenheiro.
    Não trabalho e tenho em meu currículo diversos cursos e técnicos não finalizados.

    Email: johnycaribe@gmail.com

    ResponderExcluir
  167. Meu nome é Thaís Alves Villalobos, tenho 21 anos e ingressei em 2012 no BCH. Me formei no ensino médio pelo Colégio Vértice e, antes de ingressar na UFABC, cursei por alguns meses Farmácia e Bioquímica (na Unifesp) e Medicina (na PUC). Depois de terminar o BCH, pretendo cursar Relações Internacionais e Políticas Públicas. Quando terminar a faculdade, quero prestar a prova do Itamaraty para ser diplomata. Gosto bastante de estudar idiomas e tenho proficiência em inglês, espanhol básico e estou estudando francês (nível intermediário). Além disso, gosto muito de ler sobre os diversos assuntos.

    Meu email é: thaisvillalobos@gmail.com

    ResponderExcluir
  168. Me chamo Rafael, sou aluno do BC&H e pretendo seguir nas áreas de Economia e Relações Internacionais. Falo inglês fluentemente, e espanhol intermediário. Curso italiano no Spazio Italiano em Santo André e ainda estou no nível iniciante.
    Gosto muito viajar e tirar fotos, já fiz curso de fotografia e me interesso muito por qualquer tipo de foto. Já tive a oportunidade de viajar bastante, conheço vários países e tenho vontade de conhecer muito mais. No fim deste ano farei intercâmbio para trabalhar como voluntário, mas ainda não decidi o lugar. Gosto bastante de livros, porém somente verídicos, jamais ficção, principalmente científica. Me interesso também por documentários.

    ResponderExcluir
  169. Meu nome é Gabriela Petherson Sampaio, tenho 19 anos. Paulistana, ingressei na UFABC no ano de 2012 com o interesse no pós BI de Relações Internacionais. Sempre me interessei muito por outras culturas, logo, achei natural que essa formação me despertasse o interesse. Cursei o ensino médio no Colégio Singular, em São Caetano do Sul. Falo inglês fluentemente e tenho um nível básico de espanhol. Parei de cursar o italiano, mas pretendo voltar assim como o francês.
    Participo de um projeto de pesquisa (PDPD), que estuda a relação social existente entre os presos, e a formação do PCC.
    Pelo envolvimento no projeto, tenho interesse também na formação em Políticas Públicas.

    ResponderExcluir
  170. Camila Almeida A. de Souza, aluna do Bacharelado em Ciências e Humanidades na UFABC, com ingresso no ano de 2012.

    Durante o ensino fundamental e médio fui aluna de escola particular, tendo concluído o último no ano de 2009. No ano de 2010 fiz curso pré-vestibular e fui aprovada em Ciências Econômicas na Universidade Estadual Paulista (UNESP), mas devido à localização do câmpus (cidade de Araraquara, no interior de SP) optei por não me matricular. No ano seguinte, então, fiz curso pré-vestibular por mais 6 meses, e, após conhecer o projeto pedagógico da UFABC, me interessei por esta universidade. Fui aprovada mais uma vez na UNESP, e dessa vez também na UFABC, optando, enfim, por me matricular na segunda.

    Como pós-BC&H, viso, então, o curso de Ciências Econômicas, tendo como "plano A" atuar na área de desenvolvimento econômico e social. Tenho bastante interesse também em social entrepreneurship.

    Possuo domínio avançado do inglês americano (curso finalizado no ano de 2010) e atualmente estudo francês intermediário.

    Neste quadrimestre atuo como assistente de pesquisa em um projeto Cebrap/UFABC.

    Email: ccamila@aluno.ufabc.edu.br; almeidap.camila@gmail.com

    ResponderExcluir
  171. Boa noite, Professor.

    Meu nome é Fernanda Sue Komatsu Facundo, tenho 19 anos e sou de São Paulo capital. Entretanto, aos 14 anos de idade obtive a oportunidade de estudar na Escola SESC de Ensino Médio, que se localiza na cidade do Rio de Janeiro e recebe alunos de todo Brasil para que nela residam. Concluí o ensino médio nessa escola, retornando para São Paulo somente aos 17 anos para novamente morar com o meus pais. Durante esse tempo morando fora de casa, pude desenvolver trabalhos relacionados à projetos sociais e monitorias. Além disso, já possuía conhecimento prévio da língua inglesa, mas que se solidificou ainda mais dentro do colégio, pois o mesmo tinha como objetivo a excelência no ensino de inglês.

    Interessei-me pela UFABC devido ao diferencial na questão da interdisciplinariedade e curso o BCH. Essa é minha segunda experiência com ensino interdisciplinar, pois enquanto estive no Rio o ensino da minha escola se pautava nessa mesma questão. Meu principal intuito dentro da Federal é conseguir me formar em Relações Internacionais e talvez Políticas Públicas, devido às novas experiências que tenho tido dentro da Universidade.

    E-mail: fernandasue@hotmail.com

    ResponderExcluir
  172. Olá professor. Meu nome é Michelle Cristina Barbosa, aluna ingressante no BCH no ano de 2012. Conclui o Ensino Médio na ETEC Júlio de Mesquita, em Santo André. Trabalhei por um pouco mais de dois anos como professora de inglês, mas deixei o emprego no mês passado para me dedicar mais à faculdade. Pretendo cursar Relações Internacionais após cursar o BCH.

    Meu e-mail é: michellecristina_b@hotmail.com

    ResponderExcluir
  173. Boa tarde, meu nome é Luis Alfredo da Silva, sou estudante do bacharelado em ciências e humanidades e formado técnico de informática pelo Centro Paula Souza. No momento meus interesses pós-BI estão divididos entre economia e ou políticas publicas. Possuo Inglês intermediário e espanhol básico.
    Email: lluis@aluno.ufabc.edu.br

    ResponderExcluir
  174. Meu nome é Victor Milani tenho 19 anos, sou de Mauá - grande abc, me formei no ensino médio em 2011 na ETE Lauro Gomes -sbc, sou técnico em informatica formado pela ETE Lauro Gomes também em 2011, tenho inglês em nível avançado. Ingressei na UFABC em 2012 interessado no curso de ciências econômicas.
    email: victormilani_@hotmail.com

    ResponderExcluir
  175. Boa noite.

    Meu nome é Gustavo Cesar Alves Lovatto. Tenho 19 anos e sou paulistano. Em 2010, conclui o ensino médio na mesma escola que cursava desde o jardim de infância. Após 1 ano de cursinho pré-vestibular, passei aqui na Universidade Federal do ABC em segunda chamada e, após o curso interdisciplinar, pretendo fazer economia e/ou políticas públicas.

    Em 2011, terminei o curso de inglês e no ano seguinte fiz o exame TOEIC.

    ResponderExcluir
  176. Thirza Hidmei Pereira Nakayama, Bacharelanda em Ciências & Humanidades pela UFABC, com pretensões de especificações em Relações Internacionais e/ou Políticas Públicas com início em 2012. Atualmente servidora pública, trabalhando no Pronto Socorro Central como oficial administrativo pela Fundação do ABC.
    Possuí nível intermediário em inglês, proficiência em japonês (nível IV). Experiência no exterior tanto profissional como estudantil,residindo no Japão por 2,5 anos.
    Interessada em Política,Economia e Educação.Exerce trabalho voluntário pelo Cartório Eleitoral em época de eleição como técnica de urna por ter experiência em programação das mesmas. Doadora de órgãos/tecidos e hemoderivados.

    E-mail: thirza_hidemi@hotmail.com ou thirza.hidemi12@gmail.com

    ResponderExcluir
  177. Boa noite,

    sou o Gustavo Rodrigues Lemos e moro em São Paulo. Concluí o ensino médio em 2011 e até aquele ano eu sonhava em fazer música, mas por alguns problemas optei por seguir com Relações Internacionais. Depois de um ano de cursinho ingressei na UFABC, no Bacharelado em Ciências e Humanidades, com vistas em cursar o Bacharelado em Relações Internacionais como curso pós-BCH. Optei pela UFABC especialmente pelo seu projeto pedagógico interdisciplinar, que me permitiria e permite ter contato com diversas áreas.

    Tenho um gosto específico pela Astronomia e pela Física Quântica, além da Psicologia e da filosofia. Esta última, aliás, é a minha segunda opção de curso aqui dentro da universidade.

    Devo relacionar RI e Filosofia, mais especificamente nos temas que se seguem pela questão da Ética e sua relação com as diversas culturas, de forma a responder ou tentar entender como se estabelece o ético quando existem tantas diferenças culturais no mundo, visto que o ético se pretende universal.

    Possuo conhecimentos avançados de inglês e de alemão, e noções básicas de espanhol. E sempre que possível presto serviços voluntários em Orfanatos e eventos beneficentes de instituições que conheço.

    E-mail: gustavo.rlemos@hotmail.com

    ResponderExcluir
  178. Olá professor,

    Meu nome é Rafael Costa dos Santos, estudei no CEFET/RJ uma escola federal de ensino técnico e médio no Rio de Janeiro. Estudei por 2 períodos na Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ, cursando Letras, mas ao longo do curso percebi que necessitava de uma formação mais abrangente e daí conheci a UFABC. Mudei-me para São Paulo a pouco tempo por causa da universidade, tendo ingressado em 2012. Faço PDPD na área de Planejamento Territorial, pois pretendo fazer um pós-BI nesse curso além do interesse por Ciências Econômicas. Tenho básico no idioma inglês e iniciação no italiano, e também entrei em um projeto de extensão da universidade para o desenvolvimento de uma rádio acadêmica e comunitária.

    costa.santos@aluno.ufabc.edu.br

    ResponderExcluir
  179. Me chamo Thomaz Augusto da Cruz Zebrowski, tenho 18 anos e sou ingressante do ano de 2012. Estou em dúvida sobre o que cursar no meu pós-BCH, ou sera Políticas Públicas ou Planejamento Territorial. Fiz meu ensino médio em uma escola particular de Santo André. No momento eu tenho que conciliar meus estudos com meu trabalho, eu trabalho na Hewlett-Packard, tenho inglês fluente e italiano básico.
    e-mail:thomazebrowski@gmail.com

    ResponderExcluir
  180. Boa noite,

    meu nome é Felipe de Oliveira Vida, ingressei na UFABC no ano de 2012 no Bacharelado em Ciência e Tecnologia porém este quadrimestre decidi mudar para Ciência e Humanidades com a intenção de cursar Ciências Econômicas e Políticas Públicas nos cursos pós BI.
    Possuo inglês intermediário e iniciei meus estudos de mandarim esse ano, pretendo fazer um intercâmbio no ano de 2015 para aprimorar os dois idiomas.

    e-mail: felipe_vida93@hotmail.com

    ResponderExcluir
  181. Buenas Noches,

    Mi nombre es Stephany Paola Ramos Flores, soy de México y vine a UFABC de intercambio en este cuatrimestre.Desafortunadamente no hablo mucho portugues, porque me dijeron que las aulas eran en ingles, pero consigo entender, es por eso que escribo en español. En Mexico estudio Comercio Internacional en la Universidad Autonoma de Sinaloa, voy en 7mo semestre. Mi intención es quedarme aqui dos cuatrimestres. Hablo ingles, español, un poco de aleman y ahora espero aprender portugues.

    e-mail personal: fani_pao29@hotmail.com
    e-mail UFABC: paola.ramos@aluno.ufabc.edu.br

    ResponderExcluir
  182. Boa noite, professor.

    Meu nome é Carolina Carinhato Sampaio, e sou aluna do Bacharelado em Ciência e Humanidades aqui na UFABC. Pretendo fazer Relações Internacionais, Planejamento Territorial e, quem sabe, Políticas Públicas no pós-BI. Ingressei na UFABC em 2012 e estou terminando uma pesquisa sobre Mobilidade Urbana no Brasil e começando uma sobre a Guerra das Malvinas. Cursei o Ensino Médio em uma Escola Técnica Estadual e sou fluente em inglês e espanhol, tenho francês intermediário e comecei a fazer um curso de tcheco neste semestre. Já cursei a matéria "Conhecimento e Ética" com o senhor no quadrimestre passado. Gosto bastante de ler e viajar.

    Email: carolcsampaio@hotmail.com

    ResponderExcluir
  183. Boa tarde,
    Meu nome é André Augusto Kanashiro Murai. Ingressei na UFABC em 2011 e pretendo fazer o curso de Ciências Econômicas no pós-BCH, meu inglês é de nível intermediário.
    e-mail: aakmurai@gmail.com

    ResponderExcluir
  184. Boa Tarde, primeiramente desculpe-me pelo atraso das informações.

    Me chamo Ewerton da Paixão Fernandes, Ingressei na UFABC no ano de 2011 para cursar o Bacharelado Interdisciplinar em Ciência & Tecnologia. Por conta da não compatibilidade e por não ter obtido a satisfação pelo que estava estudando resolvi me transferir no ano de 2013 para o Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Humanidades.

    Atualmente estou cursando as matérias obrigatórias do curso, concluindo com as mesmas provavelmente daqui 3 quadrimestres. Juntamente com as disciplinas ofertadas do Bacharelado em Relações Internacionais.
    Meu nível de inglês é básico para conversação e intermediário para leitura e escrita.

    Meu e-mail institucional é: ewerton.paixao@aluno.ufabc.edu.br
    Meu e-mail pessoal: tim.fernandes173@gmail.com

    ResponderExcluir
  185. Olá, sou Valdeci Tadeu dos Santos Calazans, 50 anos, casado com Neide e temos 3 filhos: Alex com 26, Jéssica com 21 e Marcos com 18 anos. Cursando o BCH com objetivo em Políticas Públicas.

    Email: tadeukalazans@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  186. Olá professor
    Sou Marcus Vinicius, me desculpe pelo atraso na apresentação.
    Ingressei na UFABC em 2012, esta é a segunda matéria que eu curso que você ministra, quadrimestre passado fiz Conhecimento e Ética.
    Espero aproveitar as aulas e fazer todos os comentários e trabalhos dentro do prazo.

    Meu email é marcus.vinicius14@hotmail.com.br

    ResponderExcluir
  187. Me chamo Gustavo Siqueira, tenho 19 anos e sou ingressante da turma de 2012 do BCH. Tenho forte interesse pela área política das ciências humanas, e pretendo cursar Políticas Públicas no curso pós BI, e pretendo atuar tanto como pesquisador, quanto em outras áreas da administração pública. Possuo formação em iniciação musical no conservatório Souza Lima, e atualmente estudo para buscar uma formação em Harmonia. Como músico, me apresento frequentemente e amo o contato com a música. Cursei meu ensino médio em um colégio conservador de São Bernardo do Campo, Colégio Termomecanica. O qual me deu base para muitas matérias tidas agora e me concedeu muitos valores de conduta para a vida.

    Att

    Gustavo Siqueira

    gustavo.siqueira0@gmail.com

    ResponderExcluir
  188. Meu nome é Josias Adão, estou cursando o 4º quadrimestre do Bacharelado em Ciências e Humanidades, pretendo fazer Filosofia como curso pós BI.
    Fiz um curso de História nos anos 70 em Florianópolis e em 1997 fiz um curso de formação em terapia olhística.
    Tenho muito interesse em neurociência.

    Att
    Josias Adão

    josias.ufabc@gmail.com

    ResponderExcluir
  189. Meu nome é Arthur El Reda Martins e estou cursando BCH para depois fazer Economia. Vim transferido do BCT e sou ingressante de 2010.

    email: art.erms@gmail.com

    ResponderExcluir
  190. Olá, meu nome é Lucas Dorado de Lima.

    Estou cursando agora o décimo Quadrimestre de Filosofia. Tenho 4 matérias atrasadas - teorias da Justiça é uma delas.

    Entrei na UFABC em 2008, trabalhava na área de informática, e queria cursar Engenharia de Informação. No entanto, insatisfeito com o trabalho e desanimado com curso, resolvi largar ambos e prestar vestibular de novo. Assim, ingressei pra primeira turma do BC&H em maio de 2010.

    Sou bolsista do PIBID desde 2011. Gosto muita da reflexão filosófica sobre a educação e pretendo continuar meus estudos, a nível de mestrado, nessa área.

    Falo e leio bem em inglês.

    att.,
    lucas.dorado@gmail.com

    ResponderExcluir
  191. Olá, Prof. Peluso.

    Sou Gilberto Antônio Silva, tenho 47 anos e sou Jornalista. Faço BC&H (ingressei em 2012) e pretendo cursar Filosofia (bacharelado e licenciatura). Tenho inglês avançado, ótima compreensão de leitura em espanhol e atualmente estudo Mandarim.

    Cursei 5 semestres de Engenharia Elétrica na FEI, na década de 1980, mas desisti para me dedicar às Ciências Humanas. Estudo filosofia e cultura oriental desde 1977 e minhas áreas de interesse especiais são a cultura chinesa e a filosofia Taoísta, aos quais me dedico integralmente hoje.

    Escrevi até o momento 9 livros: 5 sobre cultura oriental, 1 sobre comunicação, 1 romance, 1 sobre autodefesa e 1 sobre filosofia de vida. Fiz as capas, ilustrações e diagramação de todos os meus livros.

    Atuei como terapeuta, formado em Acupuntura e outras técnicas orientais, e atualmente sou Coordenador Editorial da revista “Medicina Chinesa Brasil”. Também trabalho com organização de eventos ligados à cultura oriental e ministro palestras e cursos sobre cultura chinesa.

    Meu e-mail é gilberto@longevidade.net.

    ResponderExcluir
  192. Gabriel da Silva Farias, 19 anos. Ensino fundamental concluído no Centro Educacional SESI - 426 (2008) e ensino médio concluído no Centro Educacional da Fundação Salvador Arena - Colégio Termomecanica (2011). Cursando Bacharelado em Ciências & Humanidades pela UFABC desde 2012. Escreve regularmente em: http://lounge.obviousmag.org/protese_tecnica/

    Objetivos de formação específica na área de ciências sociais aplicadas, contemplada pelos cursos de Economia e Políticas Públicas, e interesse em temas transversais que consolidam formação interdisciplinar, dentre os quais se incluem neurociência e cognição e o eixo que abarca disciplinas de ciência, tecnologia e inovação.

    Inglês: Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Escreve Bem, Lê Bem.
    Espanhol: Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Escreve Razoavelmente, Lê Razoavelmente.

    Atividades complementares: UFABC nas Escolas (2012) - projeto dos alunos da universidade que estabelece o diálogo entre a comunidade da UFABC e os alunos das escolas da região por meio de visitas e palestras.

    E-mail: gabriel.farias@aluno.ufabc.edu.br

    ResponderExcluir
  193. Meu nome é Raul Leone Belorte, 22 anos, ingressei na UFABC em 2012 no BCeH. Atualmente, estou concomitantemente com os estudos universitários, fazendo curso de inglês (nível intermediário) e curso preparatório para o concurso da Academia da Policia Militar do Barro Branco. Anteriormente durante toda minha trajetória no ensino básico estudei no Colégio da Policia Militar (particular), fiz curso pré-vestibular e também cursei Engenharia Agronômica na Unesp e Ufscar desistindo por não se identificar com o curso.

    Email: raul_belorte@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  194. Meu nome é Victor Pinho de Souza,moro em São Paulo e tenho 19 anos. Cursei o ensino médio na rede particular e ingressei na UFABC em 2012 para cursar o BCH.

    ResponderExcluir